TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  31/10/2017  •  Ensaio  •  3.728 Palavras (15 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 15
  1. INTRODUÇÃO
  1. APRESENTAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

     O Centro Municipal santa rita de cassia, foi fundado através do prefeito Celso Cota Neto, quando percebeu a necessidade de uma Instituição de Educação Infantil no então distrito de Passagem de Mariana. Começou a idealizar  tal projeto, passando ás mãos do Prefeito da Época (Roque Camêllo), em se deu o início a história de nosso Centro Municipal de Educação Infantil. Inaugurou-se o espaço no início de 2009, e as atividades iniciaram-se em 02 de agosto de 2010.

     O nome escolhido é uma homenagem á doce Danielle, uma jovem de Passagem de Mariana que prestava serviços voluntários alegrando diversas crianças em escolas, participando ativamente de PJE e outras atividades religiosas nas quais conquistou inúmeras pessoas com seu carisma e bondade, e que teve sua vida interrompida de maneira drástica em um acidente logo após ter sido aprovada no vestibular.

       No Centro Municipal de Educação Infantil comporta atualmente 101 crianças, podendo atender até o limite de 130 crianças. Possui também uma equipe habilitada a exercerem suas funções profissionais nas áreas de ensino. Temos 33 funcionários, sendo 01 professora reabilitada, 09 professores, 09 monitores de ensino, 02 monitoras de ensino Especial, 01 secretária, 02 cozinheiras, 01 faxineira, 01 pedagoga e 01 diretora.

        Atualmente a Centro Municipal de educação Infantil atende crianças de 06 meses e 05 anos e 11 meses de idade. Temos o apoio do posto de saúde do bairro e também voluntários da pastoral da criança e do menor.

         Percebe-se um ponto importante no desenvolvimento da educação praticada nesta creche: a equidade, isto é, aqui se busca propiciar as condições de acesso, permanência e sucesso do processo educacional.

               Até a atual data o Centro Municipal de Educação Infantil  ‘’Danielle Cristina Mendes da Silva’’ é assistido pela Prefeitura Municipal de Mariana.

 

  1. MODALIDADE DE ENSINO

O Centro Municipal de Educação Infantil ‘’Danielle Cristina Mendes da Silva’’  fornece a Educação Infantil de 06 meses a 3 anos.

  1. DIVISAO DE FAIXA ETÁRIA POR TURMA

TURMA DE ALUNOS

IDADE

QUANTIDADE

BERÇÁRIO  I E II

DE 6 MESES A 2 ANOS

                    30

MATERNAL I

DE 2 ANOS A 3 ANOS

                    30

MATERNAL II

DE 3 ANOS A 4 ANOS

                   30

    Todas as turmas possuem, além da professora, monitoras em número suficiente para o atendimento ideal das crianças:

       *Berçário I e II – 4 monitoras para 20 crianças (um monitor para cada 5 crianças)

       *Maternal I -3 monitoras para cada turma de até 20 crianças;

       *Maternal II -2 monitoras para cada turma de até 20 crianças.

  1. ÓRGÃO MANTENEADOR

*Prefeitura de mariana –MG

*Secretaria Municipal de Educação de Mariana

1.6 PAISAGEM DE DESEJO

        Ser uma Instituição reconhecida pela qualidade, referência regional em educação infantil e um espaço estimulante, educativo, seguro e afetivo, apto a acompanhar a crianças no intenso processo de descobertas e de crescimento.

      A LDB trata da educação de uma forma muito ampla em seu artigo primeiro, no qual reconhece que a instituição escolar compartilha com várias outras instituições da sociedade. Entre elas, a família, a responsabilidade de educar as crianças. Portanto, a família e a instituição Escolar compartilham a responsabilidade pela educação com várias outras Instituições, pois o segundo artigo da LDB afirma que a educação é direito de todos é dever da família e do estado. Dessa forma, cabe aos pais, na idade apropriada, matricular seus filhos na rede escolar, cumprindo ao Estado a responsabilidade de oferecer vagar e condições adequadas de ensino.

     O artigo segundo da LDB também afirma que os pilares da Educação Brasileira sçao os ‘’Princípios de liberdade’’ (o respeito dos direitos individuais) e os ‘’ideais de solidariedade humana’’ (a busca de equidade e da justiça social, no atendimento dos direitos coletivos).

      A Instituição escolar, portanto, deve empenhar-se na formação das novas gerações para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, e também respeitar a individualidade das pessoas, especialmente seus alunos.

      Assim, a LDB menciona três grandes objetivos a serem atingidos que são:

  •  O pleno desenvolvimento da pessoa do educando. Trata-se, pois, do compromisso com o crescimento físico, emocional, intelectual, moral e espiritual das crianças, adolescentes, jovens e adultos que frequentam a Instituição escolar;
  • A sua preparação para o exercício da cidadania. Não se trata de ensinar apenas o conceito de cidadania, mas criar oportunidades educativas que propiciem a prática e a vivência da cidadania por parte dos educandos e educadores;
  • A sua qualificação para o trabalho. Tal qualificação não deve ser confundida com o ensino de uma profissão (educação profissional), mas tratam-se do desenvolvimento de conhecimentos e valores, hábitos e atitudes que contribuam para o educando (no caso, as crianças, quando tornarem-se adultas) ingressar, permanecer e ascender no mundo do trabalho.

     Para que se alcancem esses objetivos, vale ressaltar a importância de que corpo docente faça adequações necessárias para que seus educandos sejam capazes de aprender a serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade.

      Coerente com as estratégias previstas na referida LDB, esta instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno e para que isso ocorra, faz-se necessária a integração entre educação, cultura que não se restrinja ás elucubrações teóricas, mas que se concretize num Centro de Educação Infantil que, em parceria com a comunidade em que está inserida, seja capaz de formar uma sociedade mais justa e preparada para promover mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com