TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia No Ambiente Escolar

Ensaios: Familia No Ambiente Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 3

A FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

4 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais o envolvimento da família na escola, é considerado um fato importante para o desenvolvimento ideal do ensino e da criança. Este ambiente tem uma função muito importante, educar. Por isso é necessário que a família acompanhe todo o desenvolvimento da criança nessa fase, tanto em casa quanto na escola. Este envolvimento da família no processo educativo e a integração entre famílias, alunos e educadores, gera um forte sentimento de solidariedade e consciência coletiva.

Segundo Durkheim, duas formas podem ser constatadas de solidariedade social: a solidariedade mecânica, comuns das sociedades pré-capitalistas, onde indivíduos se identificam através da família, religião, tradição e costumes. Uma sociedade em comum onde os indivíduos não se diferenciam. Possuindo mesmos valores, sentimentos e focos sagrados, pertencendo a uma mesma coletividade. E a solidariedade orgânica, marca das sociedades capitalistas, que através da divisão do trabalho social, os indivíduos se tornam interdependentes, criando, assim, a união social, não por costumes, tradições, sentimentos e focos. Não se assemelham, são diferentes e necessários como um organismo vivo. Com um efeito muito importante solidariedade gerada entre os homens.

Com base nessa analise, algumas idéias são geradas, como o conceito de consciência coletiva: "O conjunto de crenças e de sentimentos comuns entre os membros de uma mesma sociedade, forma um sistema determinado que tem sua vida própria; podemos chamá-la de consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem como substrato um órgão único; é, por definição, difusa, ocupando toda a extensão da sociedade; mas nem por isso deixa de ter características específicas, que a tornam uma realidade distinta. Com efeito, ela é independente das condições particulares em que se situam os indivíduos. Estes passam, ela fica. É a mesma no Norte e no Sul, nas grandes e nas pequenas cidades, nas diferentes profissões. Por outro lado, não muda em cada geração, mas ao contrário liga as gerações que se sucedem. Portanto, não se confunde com as consciências particulares, embora se realize apenas nos indivíduos. É o tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, condições de existência, seu modo de desenvolvimento, exatamente como os tipos individuais, embora de outra maneira".

Plano para desenvolvimento da atividade:

Séries: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos:

- Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares

- Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas

- História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança /escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência do aluno

- Confecção de cartazes: ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo

Objetivos:

- Valorizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com