TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying de estudantes no ambiente escolar

Artigo: Bullying de estudantes no ambiente escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas. O espaço escolar reproduz as lógicas sociais, se mostrando muitas vezes um ambiente conservador, gestando disputas de poder marcadamente sentidas pelos estudantes que sofrem intimidações.

Uma via de alternativa é a Educação em Direitos Humanos, EDH. A Educação em Direitos Humanos na atualidade é voltada para mudanças, com o desafio de criar, influenciar compartilhar e consolidar as mentalidades, atitudes e comportamentos que decorrem de valores de justiça, promoção do respeito, da paz, da dignidade humana.

O espaço escolar deve oferecer aos estudantes condições mínimas de mudanças, tanto sociais como de sua compreensão de mundo, fugindo a lógica de uma educação mercadológica e tecnicista, ou seja, que confira criticidade às pessoas inseridas no ambiente escolar.

Para isso é necessário que existam ferramentas e modos de libertação do senso comum, ou do ensino que reproduz a lógica estratificada entre professor e estudantes; a função do educador junto com a comunidade escolar é dispor dos meios que os estudantes possam ser agentes de sua própria história e não expectador. Desta forma, e sobre essa perspectiva, é o que objetiva o PNEDH (Brasil, 2006), segundo Marinho (2012, p. 36), foi concebido em abordagem pedagógica, ou seja, seu objetivo é estimular a colaboração entre diferentes agentes envolvidos com a educação, e consolidar a percepção segundo a qual os direitos humanos se realizam na coletividade.

O EDH, é um caminho para construção da cidadania ativa como uma opção a “uma sociedade extremamente violenta, que tem a tendência a situar a violência apenas na região da criminalidade e de não perceber que a violência é toda a violação física ou psíquica que você faz contra a natureza de alguém. Ora, uma sociedade que trata seres humanos que são racionais, dotados de sensibilidade e dotados de linguagem como se fossem coisas, portanto, irracionais, mudos, inertes e passivos, é o grau máximo da violência, porque você não reconhece a humanidade do outro."

O presente trabalho analisará algumas formas de exclusão dos estudantes dentro do ambiente escolar, formas que encontram justificativa na diferenciação reflexa de uma sociedade estratificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com