TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria em Recursos Humanos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Recrutamento, selecão 5

2.3 Auditoria em Recursos Humanos 8

3. CONCLUSÃO 9

4.REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Tem por objetivo esse trabalho aplicar os conteúdos estudados nas disciplina do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e integração entre a teoria e a pratica, sobre as praticas nas gestões de pessoas.

O desenvolvimento do trabalho será a partir de três desafios relacionados as disciplinas de Recrutamento, seleção e remuneração, Legislação e rotinas de trabalho e auditoria em recursos humanos.

No contexto do trabalho serão apresentadas a importância das praticas de recursos humanos dentro de uma empresa, como a descrição e analise de cargos, os diferentes tipos de recrutamento interno, externo e online suas vantagens e desvantagens. Também serão apresentados conteúdos sobre a legislação Trabalhistas mostrando direitos e deveres do colaborador e da empresa, e as características e a importância da Auditoria dentro do departamento de Recursos Humanos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Recrutamento e Seleção.

O papel do Setor de Recursos Humano dentro das empresas tem se tornado cada vez mais importante, é um setor que tem se destacado cada dia mais, pois é utilizado como uma ferramenta não apenas de controle de entrada e saída de funcionários, mas como uma ferramenta no processo de tomada de decisões dentro da empresa. O RH passou a não se preocupar apenas com contratação, mas também em analisar e transmitir informações para o bom o funcionamento da empresa, buscando excelência em seus processos e proporcionando ações que impulsionam as empresas a atingir suas metas.

O mundo passa por constantes mudanças e com um mercado de trabalho cada vez mais exigente o setor de recursos passou a ter um papel muito importante dentro dessas organizações contemporâneas além de proporcionar sucesso a empresa também proporcionar melhor qualidade de vida profissional ao colaborador.

Passou então a Gestão de Pessoas o papel de potencializar o capital humano e governar os comportamentos internos e externos, na intenção de contratar profissionais mais qualificados e de manter essa mão de obra qualificada no mercado. Devido aos avanços tecnológicos e as mudanças rápidas na sociedade, a utilização dessa ferramenta passou a ser indispensável na busca de talentos para as organizações. (MIRANDA; MIRANDA 2009) Com tantos avanços tecnológicos e a busca constantes das empresas por profissionais cada vez mais qualificados o RH passou a criar incentivos e métodos de gestão de pessoas para melhorar a qualidade profissional dentro das empresas, dentre essas praticas análise, descrição e especificação de cargos que é a ferramenta utilizada para entender como o desenho de cargo afeta as práticas de RH, os métodos obtidos na informação e os ajustando com o objetivo de ter as especificações precisas do cargo e os critérios a exigir do futuro ocupante, a análise e descrição de cargos é importante para interpretar de uma maneira coerente os cargos na tomada de decisão.

O Recrutamento e a Seleção ocupam hoje um lugar importante nas empresas é a ferramenta responsável pelo processo que oferece aos Gestores escolherem o melhor profissional que eles possam considerar para a oportunidade de emprego.

O recrutamento de um novo colaborador pode ser feito de maneiras o Recrutamento externo onde a empresa tem mais opções de levantamento de perfil profissional e a possibilidade de escolher a que mais atende as expectativas da vaga e optar por novas experiências na organização, o Recrutamento Interno onde é o aproveitamento do capital humano já existente na empresa, pode ser um fator de grande motivação dentro da empresa mas quando o processo seletivo é aberto internamente é necessário checar se a empresa têm algum colaborador em potencial para oportunidade, pois o que deveria ser uma oportunidade pode tornar-se uma série de episódios de frustração com aquele que participa do processo e o recrutamento online uma das novas ferramentas utilizadas pelas empresas que nada mais é do que um banco de dados com currículos. Esse serviço tem se expandido muito ajudando as empresas a manterem um crescimento constante em seus bancos de dados de currículos. Uma vantagem do recrutamento on-line, é que ele abre muitas portas para candidatos que nem sempre moram na mesma cidade ou no mesmo estado onde a empresa se localiza, e uma desvantagem é que dependendo da localização da empresa, o candidato deverá se locomover pra a localização da empresa.

Após o processo de recrutamento há varias técnicas de seleção que podem ser usados para a escolha do melhor perfil profissional que se poderá preencher a vaga entre elas a analise de currículos, testes de conhecimentos gerais e entrevistas. O processo mais utilizados pelas empresas a muitos anos é a entrevista uma etapa muito importante na área de seleção e contratação de um novo profissional, tanto o entrevistador como o entrevistado devem estar bem preparados para seja feita uma entrevista produtiva. O entrevistador deve possuir um roteiro de perguntas e o entrevistado deve estar tranquilo e assim obter uma entrevista de Sucesso.

Com a experiência profissional que possuo vejo a importância que a área de RH tem dentro de uma empresa, pois é o setor por onde se inicia todo funcionamento de uma empresa. É uma ferramenta muito importante possuir uma gestão de pessoa e ter um profissional competente nessa área para que esta área reflita efeitos positivos na empresa. Na busca por empregos já participei de entrevistas e de cadastramento de currículo on-line, são ferramentas muito importante trazem muito esclarecimento tanto para empresa que busca por um profissional capacitado e também para o colaborador que fica sabendo de todas as expectativas que empresa tem em relação ao funcionário que procura, mas apesar de possuir varias ferramentas na área de recrutamento e seleção na área de gestão de pessoas tenho por experiência própria que ainda o que conta mais na hora da escolha de um candidato para preencher a vaga é a indicação de outras pessoas e referencias de pessoas influentes.

2.2 Legislação Trabalhista.

A consolidação das leis trabalhistas foi um grande marco para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com