TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Casa Sustentável

Por:   •  22/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 3


Relatório da visita técnica na ATEM

A história da família ATEM, iniciou no interior do Amazonas, mais especificamente em um lugarejo chamado Lago do Januacá, no município de Careiro Castanho, a 124 quilômetros de Manaus. Ali, um casal de sírio-libaneses decidiu viver com os filhos plantando mandiocas e produzindo farinha e tucupi, para vender na cidade.

Em 2000 surgiu a distribuidora ATEM, na época ainda funcionava com um espaço de armazenagem alugado dentro do terminal da BR Distribuidora. O combustível era comprado da refinaria, bombeado para os tanques alugados e, então, distribuído. Com trabalho duro e muita persistência, os negócios foram crescendo e se ampliando. Em 2007, a Distribuidora Atem abriu sua própria base, que permanece em funcionamento até hoje.

[pic 1]

A base nova não está com 6 meses em operação na cidade de Santarém-PA, ela atua com o transporte rodoviário e estão no termino da flutuante.

Os estudantes foram recepcionados pela técnica da empresa Thais Brasil, que explicou suscintamente como é feito todo o processo de como funcionava o dia a dia de trabalho. A empresa possui suas diretrizes de segurança em que não pode fazer uso de aparelhos eletro energizados nas dependências da empresa e não pode fumar. 

[pic 2][pic 3][pic 4]

Figura 2. Docente Hugo

A empresa possui 11 funcionários entre eles: técnico em segurança do trabalho, eletricistas, operadores, auxiliar de limpeza, faturistas, estoquistas, entre outros. Além das suas diretrizes de segurança: não pode usar aparelhos eletro energizados, não pode fumar no ambiente de trabalho.

A unidade opera com 8 tanques de armazenagem de combustíveis e 2 tanques de contaminados que estão dentro de um sistema de vazamento e derramamentos, 13 bombas que são específicas de um produto, 2 subtrações de 1000kva e 150kva e uma plataforma de carregamento, que serve para abastecer e descarregar até 3 caminhões.

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Nas plataformas de carregamento os funcionários trabalham em conformidade com a NR35 Trabalho em altura, os mesmos fazem usa o dos equipamentos de proteção individual e coletiva de acordo com a norma regulamentadora.

Durante a jornada de trabalho dois operadores vão até os tanques e verificam a densidade e temperatura, e todo esse procedimento é avisado aos compradores. As 16:00hrs se faz o resfriamento dos tanques, esse sistema de resfriamento tem a finalidade de abaixar a temperatura no costado dos tanques e por consequência, abaixar a temperatura no líquido também, desta forma reduz-se a formação de uma atmosfera combustível. Os tanques são abertos e lacrados todos os dias.

 


Medidas de Combate a Incêndios

Para as medidas de combate a incêndios a empresa fez um plano de emergência muito bem elaborado em conformidades com as normas e leis técnicas, a 15 caixas de abrigos que comportam 4 mangueiras, extintores sobre rodas, hidrantes, placas de sinalização.[pic 9][pic 10]


[pic 11][pic 12]

É acionado o alarme de incendios todas as quintas feiras para ver se o mesmo não está com defeito,esse procedimento e feito pelo técnico ou brigadistas (possuem 8 brigadistas). Deve ser feita a manutenção sempre que quebrar ou ocorrer qualquer dano que prejudique a eficácia e próximo da plataforma foi colocado um lava-olhos para que os funcionários tenham fácil acesso se houver um algum acidente que precise desse EPC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (764.3 Kb)   docx (714.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com