TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social

Por:   •  14/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

A desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, principalmente os países que ainda se encontram em desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Em seguida é considerada visão do filósofo Karl Marx sobre tal assunto.

Marx foi um filosofo sociólogo, economista e teórico politico. Quando conheceu Engels, com quem elaborou uma teoria política chamado socialismo cientifico. Seu conceito, chamado materialismo histórico dialético, onde existe uma nova visão da análise social e cientifica sobre a sociedade. Marx determinou a marcante desigualdade de uma classe detentora dos meios de produção, ou seja, a burguesia, sobre a classe explorada, ou seja, proletariado, e isso marcou totalmente sua carreira. Ele ficou conhecido pela sua teoria de análise e critica social e que reconhecia uma divisão extrema de classes sócias, a classe privilegiada e a classe mais dominada, que já é uma enorme diferença.

Após a certificação do processo de dominação, Marx apresentou uma possível solução a Revolução do Proletariado, que seria uma revolta da classe operária que tomaria consciência de sua classe, de sua força e das injustiças vividas. Essa Revolução teria o objetivo acabar com a propriedade privada e destruir, aos poucos, a diferença entre as classes sociais.

Ele acreditava que a miséria é utilizada como um instrumento pelas classes dominantes. Acreditava também que o individuo pode fazer as suas próprias escolhas, mas sobre as condições sociais são influenciadas pelas condições econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com