TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática da Matemática – Maciel Antunes

Por:   •  27/5/2023  •  Seminário  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 2

Didática da Matemática – Maciel Antunes

É notório que para qualquer licenciando em matemática, que deseje minimamente ser um bom professor, a didática da matemática é uma das disciplinas mais importantes da graduação, afinal, saber matemática não significa saber ensinar matemática. A partir disso, é importante manter sempre atualizada a discussão acerca da didática da matemática, será a didática da matemática apenas uma disciplina da graduação? Desta forma, é sempre bom questionarmos sobre o que é, qual o seu objetivo e como desenvolvê-la.  

         Para falar sobre o que é didática da matemática, devemos compreender o que é primeiramente a didática, definida no dicionário como “parte da pedagogia que trata dos preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente”. Partindo disso, podemos imaginar a didática da matemática como a parte da matemática que orienta o professor de matemática a desenvolver uma atividade educativa eficiente, fazendo com que seus alunos compreendam tudo que foi abordado em sala de aula. Resumidamente, é a didática da matemática que ensina o professor de matemática a ensinar matemática.

De forma técnica, o francês Guy Brousseauum, um dos pioneiros da Didática da Matemática Francesa, descreve didática da matemática, em 1996, como “aquilo que estuda as atividades didáticas que têm como objetivo o ensino naquilo que tem de específico dos saberes matemáticos, propiciando explicações, conceitos e teorias, assim como meios de previsão e análise, incorporando resultados relativos aos comportamentos cognitivos dos alunos, além dos tipos de situações utilizadas e os fenômenos de comunicação do saber”. Paralelo a isso, o italiano Bruno D'Amore, em 2007, define que a Didática da Matemática é “a arte de conceber e conduzir condições que podem determinar a aprendizagem de um conhecimento matemático por parte de um sujeito”, referenciando-se ao objetivo dela. Ou seja, fundamentando-se na didática da matemática, a partir da organização e planejamento, utilizando explicações, conceitos e teorias, o professor de matemática desenvolverá a habilidade de transformar a sala de aula num ambiente de práxis pedagógica, onde os alunos realmente aprendem em vez de apenas reproduzir/repetir o que foi dado em sala de aula.

Em síntese, podemos afirmar que a didática da matemática é muito mais do que uma simples disciplina, pois antes mesmo de chegar à universidade, o licenciando em matemática já estava em contato com ela desde o ensino infantil a partir da didática desenvolvida pelo seu professor de matemática, e a partir disso, foi acumulando uma série de experiências. Ao chegar na licenciatura, cabe ao estudante “plantar sementes”, sempre procurando cada vez mais aprender a ensinar matemática (seja com pesquisa, participação em eventos, disciplinas optativas, cursos e etc.)  para que em um futuro próximo, possa colher bons resultados dentro de sala de aula a partir do desenvolvimento de uma boa didática, afinal, essa sempre será a maior qualidade profissional de um professor, independente da área ou disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com