TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletricidade origem aplicação e fontes

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O presente trabalho é sobre eletricidade, mais concretamente o seu significado, principais fontes e maior potencial de crescimento. O objetivo é aprimorar os conhecimentos sobre o tema e sua influência na sociedade. A metodologia usada foi de pesquisas bibliográficas e exemplos.

Eletricidade

Ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, quando acendemos uma lâmpada, guardamos um alimento na geladeira para conservá-lo, ao assistirmos à TV, entre tantos outros. Portanto, precisamos dela para viver com qualidade e conforto.

A eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria. Conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas estacionárias ou em movimento. O nome eletricidade provém do vocábulo grego Elektro (âmbar), devido ao conhecimento que havia desde a Antiguidade, observado, entre outros, por Tales de Mileto, do ampèresno da atração eletrostática de corpos ligeiros provocados por uma vareta de âmbar previamente friccionada (eletrificação por fricção).

A Eletricidade pode ser dividida em três partes: Eletrostática: Refere-se ao comportamento das cargas elétricas em repouso e seu estudo engloba os processos de eletrização, campo elétrico, força eletrostática e potencial elétrico. Eletrodinâmica: É a parte da Eletricidade responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. O foco dessa área é a corrente elétrica e os componentes de circuitos elétricos, como capacitores e resistores. Eletromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, tais como campo magnético produzido por cargas elétricas em movimento e campo elétrico produzido pela variação de fluxo magnético.

Temos as unidades de medida como, tensão elétrica, Volts V que se mede em Ohm onde a tensão elétrica é igual à corrente elétrica vezes a resistência elétrica, frequência que na tensão elétrica ode ser medida em Hertz (homenagem a um cientista alemão Heinrich Hertz) Hz que equivale à quantidade de ciclos por segundo, medidas mais conhecida é 60 Hz que a onda vibra que significa que ela oscila sessenta vezes por segundo.

4

Ampères A unidade de medida da corrente elétrica no sistema internacional de Unidade (homenagem o físico francês André-Marie Ampère que mede a força magnética entre condutores, por último, potência elétrica que pode ser medida em Watt W, a unidade designa joule por segundo).No Brasil, foi criada em 2002 o programa de incentivo ás fontes renováveis de energia elétrica (Proinfa) cujo objetivo era ampliar as matrizes que geram menos impactos ambientais. As principais fontes de eletricidade são: Energia Hidrelétrica, atualmente 90% da energia consumida pelo país, más o país só utiliza 25% do seu potencial elétrico, usina principal é a ITAIPU binacional. Energia Eólica gerada a partir da força dos ventos, ainda pouco representativa nos pais as principais usinas se encontra no nordeste. Energia Geotérmica, (calor retido debaixo da crosta terrestre) é utilizada em algumas localidades onde se pode aproveitar o aquecimento da água, duas cidades que utilizam essa fonte de energia como turismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com