TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Paleológica e Suas Características

Por:   •  5/6/2022  •  Artigo  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Entende-se como pesquisa científica como o estudo oriundo de dados e resultados determinados e comprovados cientificamente e que possuam um reflexo significativo na sociedade, e tem seu início no momento em que determinada problemática é levantada em algum âmbito social ou histórico. Ante ao problema trazido, pesquisadores se unem aplicando técnicas científicas e processos metodológicos de investigação com o intuito de encontrar a solução ou a resposta, almejando o crescimento do bem-estar social. Tratando-se de um processo específico e complexo, é necessário que o pesquisador siga uma série de etapas pré-determinadas, como  definir qual será a linha de pesquisa e a metodologia utilizadas, a realização de um estudo profundo do assunto, definindo a bibliografia, ressaltando obras e autores que sejam vistos como referências no assunto abordado e, por fim, estruturando e redigindo o texto a ser publicado. Assim, a pesquisa científica incentiva a área acadêmica, e se feita com maestria, possibilita a compreensão e transformação da realidade social a qual se referia a problemática inicial.

REFERÊNCIAS:

O que é pesquisa científica? Blog UNISO, Sorocaba - SP. 09 de março de 2018. Disponível em: http://blog.uniso.br/o-que-e-pesquisa-cientifica/. Acesso em 12 de setembro de 2021.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 3ª edição ampliada - eBook. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2014.

  1. São consideradas pesquisas científicas as pesquisas que ocorrem por meio da aplicação prática de uma série de processos pré-determinados pelo pesquisador. Desses processos metodológicos existentes, extrai-se três pilares fundamentais: o epistemológico, o lógico e o técnico. O pilar epistemológico, pilar estratégico ou diretivo da pesquisa científica, refere-se ao conglomerado de pressupostos filosóficos inerentes ao ser, teóricos do conhecimento, do estudo da estrutura e formação das palavras e éticos, norteadores da pesquisa científica em um nível estratégico. Decorre da concepção do homem perante ao todo, ao mundo externo que o pesquisador tem tanto quanto em relação ao objeto de sua investigação. Em relação ao pilar lógico, esse trata do conjunto de pressupostos estruturais do pensamento que orientam a pesquisa científica em um nível estratégico. Considera de forma exata a partida do pensamento utilizado inicialmente, bem como as variações dos avanços feitos ao longo da investigação. Por fim, o pilar técnico, refere-se ao conjunto de pressupostos de abordagem, oriundo de técnicas e sub técnicas, instrumentos, dos mais diversos recursos e locais, considerando-se os norteadores da pesquisa em nível operacional, ou seja, o pilar funcional. Esse pilar considera as fases objetivas, anteriores a implementação, como a redação de ensaio, implementadora, ou seja, a execução efetiva do trabalho pesquisado, e pós-implementadora, finalizando a pesquisa com a publicação de artigos com os resultados finais obtidos.

REFERÊNCIAS:

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 3ª edição ampliada - eBook. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2014.

GIFTED, Álaze Gabriel; Os Três Pilares Da Metodologia Da Pesquisa Científica: Uma Revisão Da Literatura. Revista Ágora. Unimes Virtual. Vol.1.Número 1 – DEZ.2015 – Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com