TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especificidade Do Texto Literário

Trabalho Universitário: A Especificidade Do Texto Literário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  2.919 Visualizações

Página 1 de 2

É muito importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado ás práticas cotidianas da sala de aula.

A prática da reflexão sobre a língua é uma entre muitas ações que são fundamentais para a expansão da capacidade de produzir e interpretar textos.

Atividades epilinguísticas e metalinguísticas são atividades de reflexão sobre a língua, que se diferenciam nos seus fins. Nas atividades epilinguísticas a atividade está voltada para o uso dentro da atividade linguística a ser realizada e na metalinguística a reflexão está voltada para a descrição por meio de categorização e sistematização dos elementos linguísticos.

Se o objetivo principal do trabalho da análise e reflexão sobre a língua é o de atingir maior qualidade ao uso da linguagem, se faz necessário nos primeiros ciclos centrar-se na atividade epilinguística e aí progressivamente introduzir elementos para uma análise de natureza metalinguística.

Os objetivos gerais de Língua Portuguesa para o ensino fundamental são: que alunos de oito anos adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem, para que possam resolver problemas no seu cotidiano e tenham acesso aos bens culturais e participação plena no mundo letrado.

Os conteúdos de Língua Portuguesa no ensino fundamental devem ser organizados em torno de dois eixos básicos: o uso da linguagem oral e escrita e a análise e reflexão sobre a língua.

A transversalidade em Língua Portuguesa pode ser abordada a partir de duas questões nucleares: o fato de a língua ser um veículo de representações, concepções e valores socioculturais e o seu caráter de instrumento social.

A língua oral ao ser elegida como conteúdo escolar exige o planejamento da ação pedagógica de forma a garantir na sala de aula atividades sistemáticas de fala, escrita e reflexão sobre a língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com