TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Escrita

Artigo: A Importância Da Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

É sensível no mundo contemporâneo a importância da comunicação escrita no dia a dia. Não é nenhum segredo que as melhores posições são dadas aos melhores comunicadores.

Esse projeto de pesquisa almeja apresentar os principais pontos de se estabelecer dentro de uma organização uma comunicação escrita bem elaborada e bem desenvolvida, juntamente com seus colaboradores e com seu público externo, sejam eles com seus clientes, fornecedores e terceiros; os benefícios de construir esse receptor perceptivo dentro da cultura organizacional; para tal faceta, sujeitaremos a pesquisa primeiro em uma significação gramatical, para identificar qual é a priori de se ter trabalhos gramaticamente e conhecimentos de elementos lingüísticos e forma de organização textual, para então apresentar a proposta do trabalho central que, é a ‘’importância de se ter uma comunicação escrita dentro das organizações’’. Posteriormente, dá se os maiores indicadores bibliográficos que analisam a organização por esse olhar.

I. A importância da escrita

Uma comunicação escrita deve contemplar quatro elementos: a situação a ser comunicada, o destinatário da mensagem, a intenção e a sua finalidade.

Profissionais que se comunicam bem por escrito estão um passo à frente daqueles que não dominam muito bem essa competência. No entanto, vale a pena frisar que nem toda a comunicação escrita deve ser planejada em seus detalhes, por serem consideradas de rotina administrativa.

II. Influências de fatores perceptivos no âmbito organizacional, na construção da comunicação escrita.

No contexto organizacional, seus integrantes recebem nomes (papel profissional) que estabelecem seus poderes, deveres e limites dentro da organização. Essas referências são de grande importância, pois determinam o que se espera de cada grupo de trabalho e, individualmente, àquele que ocupa um cargo. Tal relação é o que nomeia-se de percebe dor e percebido, esses aspectos é encontrado muita vezes, na comunicação entre duas pessoas.

Em segundo plano, encontra-se a necessidade que haja a relação do ser- comunicador com o ser-comunicado. Uma ou mais pessoas na qualidade de emissores do conteúdo a ser comunicado e outra (s) na posição de receptor (es). Por último, o conteúdo deve ser entendido por ambos, ou seja, comum àquele contexto onde estão inseridos.

A comunicação só ocorre se o conteúdo fizer parte do modo em que vivem, seus valores, crenças, época e lugares. Mesmo quando se comunica sobre algo incomum, o ser humano o faz referência do que lhe é comum.

O conteúdo pode ser comunicado de diversos modos: impresso, oral, subliminar, virtualmente, gestual e simbolicamente.

Dependendo do modo escolhido, a comunicação interferirá na percepção do conteúdo, provocando uma reação. Nesse processo de volta, o primeiro comunicador será agora o ser-comunicado, podendo tanto obter a satisfação pelo entendimento como a denuncia de distorções no que eu transmitir. Os dois terão, nesse momento, suas percepções acerca um do outro alteradas, ou melhor, resinificadas.

Mesmo na comunicação impressa onde o emissor não está presente na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com