TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Leitura Na Formação Do Cidadão

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Da Leitura Na Formação Do Cidadão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

PROBLEMATIZAÇÃO

A leitura é um mecanismo capaz de proporcionar o exercício pleno do leitor como cidadão, lhe possibilitando o raciocínio, a reflexão crítica, um novo olhar de seu papel na sociedade, abrindo-se uma porta para a compreensão consciente do mundo. Mas o hábito da leitura é algo que precisa ser adquirido desde a infância, o que requer um longo processo de aprendizagem. E neste contexto, são os pais que iniciam essa caminhada, seguidos depois pelos professores dentro da sala de aula. É este conjunto, família e escola que devem gerar na criança este hábito, o prazer da leitura, criando meios, proporcionando incentivos, ao invés da simples negligência. Segundo José Breves Filho “uma boa leitura restaura a dimensão humana e atua como um organizador da mente, nutrindo o espirito e aguçando a sensibilidade”. O ato de ler modifica o ser e sua possibilidade de escolha, é fonte de informação e disseminador da cultura. Um grande desafiador, pois não é somente o ato de aprender a ler, mas o de conseguir ler, compreender, de rescrever sua historia, seu pensamento.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando falamos dos diversos lados do ato de ler o entendemos não somente como a interpretação da escrita unicamente, mas sim, como o ato da leitura. Do compreender da sua relação com o peculiar que se revela corriqueiro em cada pessoa, a varias culturas, no impelir da fabula com real. A leitura estimula a construção do saber, a interpretação, fazendo com que o leitor elabore em seu próprio mundo personagens, crie contos, poesias.

Ao mesmo tempo em que a leitura transforma, ela também não é dada com o poder de mudar o mundo, de corrigir situações enraizadas de ignorância, num piscar de olhos, principalmente em um país onde não se produz leitores, onde não se tem o costume de exercitar este hábito tão necessário ao entender humano. Construir um país crítico, um cidadão ético é tarefa árdua que não se faz da noite para o dia.

É preciso criar técnicas que levam o ser á compreensão do saber, a interpretar diferentes gêneros textuais como poemas, contos, resenhas, artigos, matérias jornalísticas, enfim, existe uma gama literária enorme para se dar sentido e significado estabelecendo relação com o que se é escrito e lido.

Segundo o que já foi citado, ler não se delimita apenas a decodificar os pontos linguísticos existentes em um texto, mas dinamizar uma compreensão abrangente de tudo que compõe o processo de leitura seja eles emocionais, intelectuais, culturais ou econômicos.

O significado da leitura para cada indivíduo se faz diferente a partir da variável que existe de um ledor para outro, sendo assim, compreender a obra lida revela a aceitação que existe na tomada reflexiva do ser perante o mundo. O conhecimento é resultante de infinitas leituras e análises as quais nos levam tornar atrativa o entendimento a cerca do mundo que nos envolve e para isso é preciso saber ler e entender o que se escreve.

JUSTIFICATIVA

O processo de ler no imaginário humano tem um alto grau de complexidade, compreende-lo mesmo com todo conhecimento que se tem se faz inimaginável, o construir do saber é notório através do ato da leitura. É uma fonte provável de todo entendimento, pois é necessário compreender que não lemos apenas palavras, textos ou livros, lemos o mundo...

OBJETIVO GERAL

Evidenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com