TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura da Cidade de Dubai

Por:   •  7/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE PESQUIZA

ARBORIZAÇÃO URBANA

Disciplina: Iniciação de Conhecimento Acadêmico

Prof:

Acadêmico:

Passo Fundo, setembro de 2015

1. PROBLEMA DE PESQUISA

A paisagem urbana pode ser interpretada como o resultado das ações do homem. A arborização é indispensável para a melhora da qualidade de vida. Porém, diversos são prejuízos causados pela falta de planejamento na implantação da arborização. É possível observar que os diversos pontos de cobertura verde existentes nas cidades não tem conexão entre si, não foram pensados como ambiente urbano.

O presente estudo tem como enfoque principal, arborização urbana. Problema da pesquisa: como adequar à arborização urbana nas cidades visando a qualificação da ambiência urbana? Quais são os prejuízos da falta de arborização? Porque que arborizar? Quais as importâncias da arborização? Quais são os benefícios da arborização? Por que as áreas verdes são tão importantes para uma cidade?

        

2. JUSTIFICATIVA

 

A pesquisa sobre Arborização Urbana demonstrar a importância da arborização nos centros urbanos. Hoje cada vez mais se tem a consciência das mudanças climáticas e do impacto negativo do ser humano em relação ao meio ambiente. São vários os problemas, como aquecimento global, poluição, desmatamento, dentre outros.

Iniciativas que contenham um bom planejamento, junto da conscientização ambiental da sociedade, são importantes e essenciais para a qualidade de vida de uma cidade. Criação de planos de arborização e a conscientização da população, podem ser as soluções para grandes problemas dos atuais centros urbanos. Por tudo isso é relevante a elaboração dessa pesquisa pra a formação de um bom Arquiteto Urbanístico.

3. OBJETIVO

O objetivo desta pesquisa é abordar a importância da arborização urbana e informar os benefícios que ela trás para a qualidade de vida da sociedade que ali circundam. Propor alternativas de solução para a qualificação da cidade, e consequentemente no ambiente urbano. Promovendo o conhecimento e compreensão sobre a importância da existência , preservação e conservação das áreas verdes nos espaços urbano.

4. MATERIAL E MÉTODO

Pesquisa exploratória de caráter bibliográfica. Serão selecionados livros e artigos atuais sobre o tema, que posteriormente serão minunciosamente analisado. As conclusões apresentadas em um relatório.

5. REFERÊNCIAS

 CARASEK, Mirian. Arborização Urbana como elemento qualificador da ambiência Urbana em cidades de porte médio. 2013. Trabalho de conclusão de curso ( Pós-Graduação em Engenharia Infraestrutura e meio Ambiente, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.

FULGÊNCIO,  Cláudia. A Importância dos Espaços Verdes Urbanos. Disponível em: <http://naturlink.sapo.pt/Intervir/Artigos-Praticos/content/A-importancia-dos-Espacos-Verdes-Urbanos/section/2?bl=1>. Acesso em: 30 out. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com