TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do ITL nas Organizações

Por:   •  24/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

A importância de um modelo de governança nas organizações surge devido a diversos requerimentos de melhoria que apareceram com a evolução e necessidade de se manter competitivo no mercado.

Em 2007 uma pesquisa mostrou que o Brasil reconhece essa necessidade em investir em Governança de TI, já que após o ano 2000 a área de tecnologia da informação deixa de ser vista somente como gastos. A pesquisa apresenta que 83% das empresas nacionais investem em modelos de governança sendo que, 33% utilizam práticas relativas a adoção do ITIL para melhorar suas operações, seguida do Cobit (16%) e o BSC (11%). (ComputerWorld,2007, http://computerworld.uol.com.br/governanca/2007/10/16/idgnoticia.2007-10-16.0083336108/ IDGNoticiaPrint_view).

Contudo havendo outras práticas para se aplicar, o ITIL acaba se apresentando uma importante opção devido a não ser uma metodologia prescritiva, ou ter sua aplicação obrigatória. Ele traz boas práticas já vivenciadas antes, foram captadas através de um benchmarking de várias experiências que funcionaram e proporcionaram melhor desempenho, sendo postas em sua biblioteca para mostrar que seu foco é no que deve ser feito e não em como se fazer, permitindo adaptar as práticas para cada empresa.

Os fatores que motivam a busca pela biblioteca de boas práticas do ITIL surgem na maioria das vezes quando buscam por uma melhor gestão, controle e melhoria de processos para certificação de um sistema ou processo. Por exemplo a necessidade de um melhor controle da gestão das empresas terceirizadas, um controle mais amplo dos sistemas de informação adotados na empresa, a identificação de pontos falhos em processo e controle sobre eles

E alguns desses benefícios trazidos pelo ITIL, como a referência concisa e objetiva para a comunicação interna e com os fornecedores, também padronizam e identificar os procedimentos das operações, ajuda com uma redução considerável a obtenção de um certificado ISO, já que sua base é feita em sistemas de qualidade, traz uma maior visibilidade a área de TI, pois passa a despontar como uma geradora de valores alinhando a TI com a área de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com