TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Independência do Haiti

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

A INDEPENDÊNCIA DO HAITI

N

o dia 22 de agosto de 1791 á 01 de janeiro de 1801, aconteceu um fato histórico marcante onde influenciou o rumo de muitas nações. Nessa data ocorreu a proclamação do Haiti , sendo o primeiro país independente do Caribe.

De acordo com 17 de novembro de 2017.

O país que atualmente conhecemos de Haiti, era na verdade uma colônia pertencente a França, que tinha a maior produção de açúcar do mundo, e tinha a colocação de maior exportador de café para a Europa e por esse motivo tinha sua mão de obra muito explorada. Sua população tinha em média de 500 mil habitantes, sendo 35 mil brancos, 30 mil mulatos livres e 430 mil escravos negros da África Ocidental.[pic 1][pic 2]

[pic 3]

‘’Independência do Haiti’’;disponível em: 17 de novembro de 2017.

CAUSAS PRINCIPAIS[pic 4]

L’OVERTURE E SAINT DOMINGUE[pic 5]

[pic 6]

T

rês anos após isso,  a França foi reprimida por essas nações que estavam fartas de serem colônias escravizadas. Nesse período o Haiti já era considerado um país livre, mas ainda estava sob comando de Louverture que decidiu estabelecer um novo comando sobre a liberdade dessas nações escravizadas no ano de 1801,

Nesse mesmo período Napoleão Bonaparte, estava assumindo o comando da França, e não estando satisfeito com a situação atual, resolveu intervir no ano de 1803 enviando um exército ao Haiti para os mesmos responsáveis que prenderam o Toussaint Louverture .

Mas mesmo com essa interferência, os escravos persistiam ao exército francês e contaram com a ajuda de Jacques Dessalines, para derrotar essa elite e que com essa atitude conseguiram vitória chama de  Batalha de Vertieres, mas não conseguiram a independência legal.

‘’Independência do Haiti’’; Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/a-independencia-do-haiti/> 17 de novembro de 2017

[pic 7]

Após sua morte, o país foi dividido em duas partes, que eram governadas por um ex-escravo (Henri Christophe) que assumiu o controle no norte da ilha e que mais tarde foi coroado rei, e por Alexandre Pétion, que passou a governar o sul nos moldes da República.

‘’Independência do Haiti’’ ; Disponível em: 17 de novembro de 2017.

A PROCLAMAÇÃO OFICIAL DA INDEPENDÊNCIA DO HAITI NO ANO DE 1825

Com toda essa situação, finalmente em 1825 o Haiti era oficialmente independente, quando pagou uma fiança de 150 milhões de francos ao governo franceses. Mas além disso os governantes dos haitianos tiveram que pagar ainda uma quantia para os proprietários dos escravos.

Além disso, os países que comercializavam com a ilha, tinha receio de que os revolucionários se expandissem para suas colônias.  

De acordo com < https://www.estudopratico.com.br/a-independencia-do-haiti/> 17 de novembro de 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (273.1 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com