TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  15/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Estudante:

Disciplina: LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Turma: 0822-2_12

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento e a atuação dos líderes, buscando identificar os mais variados tipos de atitudes e estilios que contribuem para uma efetiva liderança. Existem líderes que nos ensinam o que devemos fazer e outros chamados de líderes que nos mostam o que não fazer, em ambas situações sempre há o que aprender.

Para a análise, será utilizado o filme O Diabo Veste Prada, do ano de 2006, com duração de 1h 49m, o filme retrata o dia a dia de uma recém formada jornalista, chamada Andrea (Anne Hathaway), que consegue o emprego dos seus sonhos em uma revista de moda, sua função é ser assistente da Miranda Priestly (Meryl Streep), editora chefe da revista.

Desenvolvimento

No filme O Diabo Veste Prada, Andrea uma jovem, recém formada em jornalismo é contratada para trabalhar de assitente da Miranda, editora chefe de uma renomada revista de moda de Nova York, a Runway Magazine. Logo no inicio de sua jornada, Andrea percebe que não será facil de trabalhar com Miranda. Na trama, Andrea nunca ligou para o modo que se vestia e nem com seu estilo, ela nunca imaginou que isso seria algo tão importante para sua carreira na revista. O dia a dia da assistente não é nada fácil, ela encara varios desafios e tem varios conflitos, principalmente com sua chefe, Miranda. A editora chefe da revista implica com o jeito que sua assitente trata a moda, além de sofrer com a implicância da sua chefe, Andrea também é perseguida por sua colega de trabalho Emily, que na trama é a assistente preferida de Miranda e passa as atividades mais dificultosas para Andrea. Emily é a assistente número um da Miranda e tem suas ações espelhadas na forma que Miranda trata seus subordinados, com um estilo autoritário e muito agressivo.

Miranda é uma professional renomada no munda da moda, ela é reconhecidade mundialmente, seus estilo de gestão que é espelhado por Emily é um estilo autoritário, detalhista e muito agressivo, porém ela consegue fazer com que a equipe chegue nos resultados esperados.

No decorrer do filme Andrea mudou completamente, teve uma significative evolução, passou a ficar ligada na moda e nas tendências do mercado, com isso seu potencial foi percebido e Andrea passou de segunda assistende para Assistente preferida de Miranda, passou a acompanhar sua chefe em viagens e tartar dos assuntos pessoais de Miranda. Com o cargo de Assistente número 1 da Miranda, Andrea acaba deixando sua vida em segundo plano, abrindo mão de suas coisas pessoais para acompanhar sua chefe, durante a trama Andrea é cobrada por seus amigos, por sua mudança repentina de comportamento, até seu namorado cobra por ela ter se tornado uma pessoa que não costumava ser em pouco tempo. Após ser cobrada pelo seu namorado e por seus amigos, Andrea acaba se dedicando ainda mais no mundo da moda, cada vez mais admirando sua chefe Miranda e acaba se afastando ainda mais de seus próximos, deixando sua vida de lado e se afundando no trabalho.

Algum tempo depois, Andrea começou a perceber que fez certas coisas para conseguir se destacar em sua carreira que não condizem com sua verdadeira personalidade. Ela caiu na real e percebeu que tem coisas que não vale a pena, que algumas coisas não devem ser ultrapassadas e tem outros fatores que são primordiais, como a dignidade e sua saúde mental, por fim ela decide parar por ali, não quer se tornar igual a Miranda, mas passa a respeitar e admirar muito as conquistas e tudo que sua lider passou para chegar onde chegou, Andrea também reconhece que se tornou uma professional melhor e entendeu seus prórpios limites.

Análise

Lider:  O líder tem como caracteristica, influenciar o grupo em que ele está envolvido, ele tem ifluência direta com seus liderados, ele deve ser a inspiração dos indivíduos da equipe.

Cada líder tem um comportamento diferente de outro, comportamento particular, podemos identifcar alguns perfis de liderança diferentes:

Liderança coercitiva: É perfil do líder mandão, o chefe a moda antiga que tem como lema “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, ele impõem que a equipe segue o que foi mandado e não está aberto a ouvir a opinião dos outros. O liderado faz as coisas com medo, o que dificulta o bom convívio.

Liderança confiante: É um líder forte, positive e visionário, inspira as pessoas ao seu redor e tem um bom laço de confiança com a sua equipe.

Liderança afiliativa: É um líder cautelo, evita conflitos e preza pelas pessoas, lidera a equipe com e cria laços emocionais que auxiliam na recuperação da confiança da equipe quando necessário.

Liderança democrática: É o líder que gosta de ouvir e tomar as decisões de forma democrática com o consenso de todos.

Liderança de ritmo: Líder focado nas rotinas de trabalho, colocando metas para serem perseguidas.

No início do filme, já é possivel identificar que a Miranda é uma líder coercitiva, ela demonstra muito poder e faz com que seus liderados tenham medo, também faz com que os seus liderados não expressem seus argumentos. Miranda em certos momentos humilha sua equipe, passa tarefas desafiadoras, quase impossíveis de serem realizadas no tempo solicitado, isso ocasiona muito desconforto e as pessoas ficam extremamente esgotadas e estressadas. O estilo de liderança aplicado, acaba diminuindo a autoconfiança da equipe. Por outro lado a chefe mostra muita confiança mostrando seus conhecimentos, por agir estrategicamente, apesar do estilo grosseiro de liderança, Miranda consegue fazer com que sua equipe atinja os objetivos desejados, ou seja, como todo líder, ela faz seu papel para cobrar os melhores resultados, o que acaba ajudando ela mesmo. Mesmo com os métodos nada legais, Miranda consegue tirar o melhor da equipe, o máximo que eles podem fazer.

No filme é possivel identificar os métodos utilizados por Miranda com sua equipe, a sua influência sobre os liderados, os interesses e distribuição das atividades entre os colaboradores da revista, que precisam manter o processo criativo para poder produzir.

O filme mostra que muitas vezes para podermos ter sucesso e se destacar como bons profissionais, precisamos sacrificar algumas coisas, alguns esforços extra precisam ser demonstrados para alcançarmos o que desejamos, mas tudo dentro do controle para não afetar o estado emocional.

Ao chegar no fim do filme, fica evidente que a personalidade da Miranda é difícil, justamente com o jeito que ela lidera sua equipe, acaba transformando a revista em um ambiente desconfotável para trabalahar, onde as pessoas ficam extremamente esgotadas.

Uma sujestão de melhoria para Miranda, seria estruturar os processos e as rotinas da revista, facilitando o aprendizado das pessoas que estão iniciando sua jornada de trabalho e também uma capacitação dos iniciantes para ficarem nivelados com os funcionários antigos e conseguirem atingir e entregar as atividades com excelência.

 

Conclusão

Sabemos que existem vários tipos de líderes no mercado, cada um com sua forma de trabalhar, já conseguimos identificar alguns perfis, e não temos como definir qual perfil é o correto ou errado, no caso da Miranda, a chefe da revista, percebemos que ela lutou muito para chegar onde chegou, foi mérito próprio, provavelmente os chefes anteriores da Miranda, fizeram algo para que ela se tornasse um líder do estilo coercitiva, talvez no ponto de vista dela, essa era a mlehor maneira para lidar com sua equipe, apesar de ser do estilo durona, ela conseguia que sua equipe atingisse os objetivos. Atualmente precisamos fazer uma salada de fruta dos perfis para poder gerenciar uma equipe, como temos vários perfis de líderes, também temos vários estilos de liderados, as vezes o estilo de liderança que funciona com uma pessoa, não funciona com a outra, ou até funciona porém o rendimento pode ser diferente.

No meu dia a dia, percebo que temos líderes que nos inspiram, muitos fazem com que nós nos espelhamos neles para ser no futoro um líder semelhante, já tem outros que nos fazem pensar que jamais queremos ser daquela forma. O mais importante é sabermos retirar os exemplos bons e também observar nos exempos ruins o que não devemos fazer, assim seremos bons lideres, e poderemos ajudar e inspirar outras pessoas a serem bons lideres.

Refefências bibliográficas

5 estilos de liderança e quando eles funcionam melhor – Disponivel em: http://www.ibe.edu.br/5-estilos-de-lideranca-e-quando-eles-funcionam-melhor/ - Acesso em 01/09/2022.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com