TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Migração no Mundo

Por:   •  7/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

COLEGIO ESTADUAL DOM BOSCO

ALDO JUNIOR ALVES ARCANJO

FLUXOS MIGRACIONAIS NO MUNDO

JUSSARA-GO

2014

COLEGIO ESTADUAL DOM BOSCO

FLUXOS MIGRACIONAIS NO MUNDO

...Trabalho realizado para fins avaliativos da 3ª série do ensino              ...médio da disciplina de Geografia sob orientação do professor   . .Hélio Barbosa Feliciano Alves..........................................

JUSSARA-GO

2014

FLUXOS MIGRACIONAIS NO MUNDO

        Bom sabemos que toda migração tem um motivo, existem vários dos mais variados mais não vou me prender a essa questão. Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países da Europa desenvolvida e Japão, a segunda são migrações onde o indivíduo deixa seu país devido a problemas políticos, perseguições, guerras, entre outros. 

        A maioria das migrações internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes migratórias emergem de Latino-Americanos, Africanos e Asiáticos em direção aos EUA, Europa e Japão. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para sua terra natal (para suas famílias), algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58 bilhões de dólares, o Brasil, por exemplo, recebe anualmente cerca de 2,8 bilhões de dólares enviados por brasileiros que vivem no exterior. 

Outra modalidade de migração internacional é a de fluxo de refugiados, indivíduos que sofrem perseguições de ordem política, religiosa ou étnica. Na década de 1970, havia cerca de 2,5 milhões de refugiados, hoje esse número chega aos 25 milhões, decorrentes de acontecimentos geopolíticos como: o fim do socialismo, a diminuição de ajudas financeiras e humanitárias e principalmente pela expansão do fundamentalismo Islâmico. 

As origens dos refugiados são as mais variadas, mas geralmente possuem algumas características, como origem de países subdesenvolvidos, no qual a renda per capita média está abaixo de 500 dólares e há alto índice de analfabetismo, governos ditatoriais que violam os direitos humanos de determinada parcela da população, na forma de perseguições políticas e torturas, extermínio étnico e discriminações religiosas e culturais.

Sabemos que não é só no Brasil que existe a refugiação ilegal pois isso é comum em países subdesenvolvidos, esta decadência pode acarretar diversos prejuízos pra o país, e as consequências econômicas sempre são visíveis quando essa massa humana migra pra algum lugar ilegalmente, os problemas acontecem porque o país não esta preparado pra receber e aconchegar pessoas, podemos pensar em nós mesmos quando estamos em casa com a nossa família e daí aparecem velhos amigos que há muito tempo não vimos e estes chegam sem avisar isso é chato porque quando não se prepara pra algo tão importante a gente fica em uma “sinuca de bico”. E precisamos pensar que as pessoas são importantes e mesmo sem sabermos que estão chegando pra nossa “casa”, nós não podemos simplismente  dizer “não, não posso te receber”, por isso temos que ter mais segurança e o governo precisa atinar pra essas questões colocando guardas e se preciso o exercito pra poder nos guardar de situações destes tipos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com