TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Tese: A NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  Tese  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Atualmente o mundo defronta-se com diversos problemas característicos da sociedade pós-industrial, entre eles a dificuldade em compatibilizar o crescimento econômico com a proteção ao meio ambiente, o qual tem causado graves danos para a humanidade.

Diante disso, adveio uma preocupação com a degradação ambiental provocada pelo crescimento econômico desordenado, surgindo assim o pretexto ao termo desenvolvimento sustentável, pois a referida degradação está intimamente relacionada com a queda na qualidade de vida, visto que esta relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico tornou-se, então, motivo de preocupação internacional.

Dentro deste contexto, faz-se necessário que a sociedade recorra à pesquisa científica e tecnológica para auxiliar o almejado desenvolvimento sustentável. Assim, pode-se definir desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Tem-se como premissa a questão socioambiental analisando primeiramente a responsabilidade socioambiental, a qual é denominada como uma postura ética permanente das empresas no mercado de consumo e na sociedade.

Ela representa responsabilidade social do consumo que engloba a preocupação e o compromisso com os impactos causados a consumidores, meio ambiente e trabalhadores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. A NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Atualmente ocorrem vários problemas ambientais, dentre eles pode-se citar a poluição, que geralmente é consequência da atividade humana, e ocorre pela introdução de substâncias que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades, em destaque, a grande quantidade de lixo que se produz atualmente e são depositados no meio ambiente.

Cada brasileiro produz cerca de 1 quilo de lixo doméstico por dia, ou seja, se uma pessoa viver 70 anos terá produzido em torno de 25 toneladas de lixo, se multiplicar pela população brasileira, pode-se imaginar a dimensão do problema (COZETTI, 2001). Outro problema devido à poluição, só que nas águas, são os derramamentos de óleo que causam grandes catástrofes ambientais e atingem os oceanos desde o início do século.

Outro problema gravíssimo que se enfrenta na atualidade é o buraco na camada de ozônio, o qual pode causar mutações nos seres vivos e modificam suas moléculas de DNA, e no homem o excesso de raios ultravioleta pode causar câncer de pele.

Vale ressaltar ainda a chuva ácida que é uma das principais consequências da poluição do ar e acontece devido à queima de carvão ou de derivados de petróleo que liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre.

Seus poluentes são carregados pelo vento e viajam milhares de quilômetros e assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, as quais prejudicam até mesmo outros países.

Estes problemas surgem por falta de informação ou condição de vida presentes na sociedade, pois no mundo em que se vive percebe-se que os indivíduos são diferentes e estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: na apropriação de bens materiais (uns são ricos, outros pobres, etc.), pois na sociedade existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeadas de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não têm sequer o que comer durante o dia, há ainda a diferenciação de raça, sexo, cultura, entre outros.

Assim relaciona-se responsabilidade socioambiental e ética, pois ambos fazem parte de uma política que visa o mesmo fim, visto que a ética compreende os princípios e padrões que orientam o comportamento do mundo através do comportamento ético se expressa os princípios e valores adotados.

Não há responsabilidade social sem ética, pois responsabilidade Social é basicamente a obrigação de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da organização e da sociedade. A sociedade mesmo sem perceber que causava danos ao meio ambiente, já fazia uso de outras formas de energias prejudiciais há muito tempo, pois desde o início do século XX, as companhias multinacionais formaram verdadeiros impérios, os quais abarcam todas as zonas produtoras de combustível fósseis espalhadas pelo mundo, mas concentradas basicamente no Oriente Médio.

Atualmente têm-se como indústrias petrolíferas mais ricas do mundo as empresas Exxon Mobil e Chevron (EUA), Shell (Holanda), Petrobras (Brasil), Total (França), entre outras. Diante deste contexto vale ressaltar a crise do petróleo vivenciada pelos países produtores e consumidores.

Em meados de outubro de 1973, as nações participantes da OPEP formaram o mais contundente cartel da história econômica contemporânea e elevaram os preços de referência do petróleo bruto nos mercados internacionais de US$ 2,5 para US$ 11,0, por barril.

Esta inesperada e substancial elevação de preços acarretou, além de ampla redistribuição da renda mundial a favor dos países exportadores de petróleo, sérios problemas de adaptação para os importadores.

Assim, os países desenvolvidos optaram por uma estratégia de adaptação rápida, que consistiu basicamente em um conjunto de medidas destinadas a reduzir drasticamente, e em curto prazo, o consumo de petróleo, no que se incluíram repasses de pelo menos grande parte dos aumentos internacionais dos preços do petróleo aos consumidores internos, entre outras medidas.

Mesmo o petróleo sendo tão poluidor, não há investimentos em energia limpa, pois o petróleo ainda é uma fonte abundante e relativamente barata de energia. Embora as reservas atuais desse bem mineral estejam em fase de diminuição, ainda há potencial para grandes descobertas, pois tudo depende de fatores econômicos e como se vive num mundo capitalista, os acionistas das companhias de petróleo esperam lucros de seus investimentos.

Por outro lado, as empresas de petróleo, pressionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com