TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como você explica a necessidade de desenvolvimento do desenvolvimento infantil?

Projeto de pesquisa: Como você explica a necessidade de desenvolvimento do desenvolvimento infantil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia EaD Semestre: 3º

Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares

Professora MSc.: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5

Acadêmico (a):Gabriela Cristina Gutierrez dos Santos RGM: 053.8821

Atividades da Aula 01

1.1 Como você explica a necessidade da brincadeira para o desenvolvimento da criança?

(Seu texto deve fazer referência somente ao conteúdo da Aula 1; • ter entre 6/8 linhas; não deve ser copiado do texto da aula, você precisa elaborar a resposta). Valor: 0,0 a 0,3

A brincadeira é um papel muito importante no desenvolvimento da criança, pois é assim que a criança se descobre e faz desse mundo um mundo de fantasia, a medida em que a criança vai brincando podemos perceber atitudes deles que muitas vezes são criadas por fatos vivenciados por um adulto, e o fazer de conta faz com que a criança descubra uma linguagem e uma coordenação motora que nem eles sabiam que coordenavam, e se pararmos para observar cada criança, podemos notar que muitas crianças quando estão com algo que está prejudicando seu psicológico sabemos que falar com elas não vão saber se expressar falando, mas com certeza brincando sim, e dali tiraremos deles tudo que queremos saber e até mesmo pelo seu comportamento saber o que de algo está acontecendo com aquela criança naquele momento por isso a importância do brincar.

1.2 Qual o papel do professor durante as brincadeiras? (Resposta não pode ser copiada, é a sua compreensão da aula em estudo - Máximo 5 linhas). Valor: 0,0 a 0,3

O papel do educador é de acompanhar as atividades, e promover oportunidades em que a criança possa desenvolver brincadeiras através da disponibilidade de objetos, onde as crianças vão criando através de sua imaginação brincadeiras, que muitas vezes são coisas vividas nos seus cotidianos e é de extrema importância o acompanhamento do professor para observar se essa criança está desenvolvendo sua coordenação motora, sabendo explorar cada brinquedo.

1.3 Copie abaixo o texto de Huizinga que descreve a origem latina da palavra jogo. (Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa constar o nome, ano e página) Valor: 0,0 a 0,3

O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra: ludus (…). Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar. (…) Ludus foi suplantado por um derivado de jocus, cujo sentido específico (gracejar, troçar) foi ampliado para o de jogo em geral. “É o caso do francês jeu, jouer, do italiano gioco, giocare, do espanhol juego, jugar, do português jogo, jogar”. (HUIZINGA: 1993, p. 41).

1.4 Copie os conceitos simplificados das seguintes expressões: Valor: 0,0 a 0,4

a- Atividade lúdica: Toda ação voluntaria que proporcione alegria, diversão, prazer, satisfação, independentemente do resultado. Exemplo: brincar, caminhar, cantar, cavalgar, correr, dançar, dramatizar, escalar, faz-de-conta, imaginar, jogar, ler, modelar, nadar, passear, pedalar, pintar, pular rir, etc.

b- Brincadeira: É a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginaria, representações variadas e de interação social. Exemplo: Esconde-esconde, cabo de guerra, construção de torres quebra cabeça, etc.

c- Brinquedo: O brinquedo que instiga a criança a brincadeira, criando para este fim ou utilizado como faz de conta

.

d- Jogo: Refere-se a ação lúdica que obedece a regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação lúdica. Exemplo: amarelinha, jogo da memória.

Atividades da Aula 02

2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8

Na Grécia Antiga, Platão em sua obra “As Leis” faz os primeiros registros sugerindo o uso dos jogos na educação da criança. Seu discípulo, Aristóteles, sintetiza numa frase o seu pensamento: “É preciso brincar para se tornar sério”.

( V )

Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (século IV), as escolas eram restritas e só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas somente em desenvolver o intelecto e a criatividade, favorecendo a inclusão dos jogos.

( F )

Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas.

( V )

Os jesuítas (séculos XVI - XVIII) implantam seu sistema educacional na Espanha, Itália e Portugal e deste para as colônias. Fundaram 578 colégios e 150 seminários espalhados na Europa, no Brasil e na Austrália.

(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com