TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A luta contra a obesidade e a gordofobia na atual sociedade dos padrões de beleza

Por:   •  21/11/2021  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

A luta contra a obesidade e a gordofobia na atual sociedade dos padrões de beleza

 

No período da Idade Média, o corpo gordo era admirado, pois representava riqueza e fartura. Contudo, atualmente, o excesso de peso é visto como uma doença. E, por consequência, pessoas nessas condições frequentemente são vítimas de preconceitos, levando a diversos problemas sociais. Por isso, torna-se necessária a luta contra a obesidade e a gordofobia, através da mudança no comportamento dos cidadões e a realização de campanha, na atual sociedade dos padrões de beleza.

Primeiramente, de acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoa estão acima do peso, ou seja, o número de obesos vêm aumentando. Isso ocorre, principalmente, nos países desenvolvidos, devido ao crescimento do sedentarismo e do consumo abusivo de alimentos industrializados, serem mais comuns nessas nações. Contudo, a obesidade é resultante do acúmulo de gordura no organismo. Portanto, deve ser evitada.

Em segundo plano, a sociedade, através da mídia e das redes sociais, criou padrões de beleza para definir o que seria o corpo “perfeito”. Porém, esses modelos louvam a estatura magra, ao contrário do que era admirado na Idade Média. Portanto, muitos cidadões passam a sofrer preconceitos, como a gordofobia, que, segundo a revista Bula, é o sentimento de rejeição ás pessoas gordas. Dessa forma, os indivíduos acabam tendo compricações físicas e, até mesmo, psicológicas, como a depressão. Gerandxp, também, os diversos problemas sociais.

Com o intuito de combater a gordofobia e a obesidade, os cidadões devem mudar seus hábitos comportamentais, por meio de uma alimentação equilibrada e da prática contante de exercícios físicos, para que os indivíduos possam ter uma vida saudável. Além disso, o governo deve realizar campanhas, por intermédio de palestras nas escolas, com o objetivo de ensinar as crianaças a respeitar o corpo próximo. (pois, segundo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que educação faz dele.) Dessa forma, os padrões de belezacriados pela sociedade, serão quebrados junto com os preconceitos gerados por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com