TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Publicidade

Por:   •  26/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

TE XTO 1:

Comunicação Social – Publicidade

O curso de Publicidade é focado em propaganda, ambiente promocional, planejamento de comunicação, criação, marketing, varejo e internet. Também há um treinamento na propaganda de áreas específicas, como a política, a comercial e a institucional. Pelo fato deste ramo ter objetivos claramente mercatórios; matérias dos setores administrativos e econômicos complementam o currículo.

Algumas universidades oferecem a graduação com outros nomes, segundo a revista Guia do Estudante Profissões 2018, são eles: “Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Soc. (public. e mkt.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. Soc. (public. e prop.); Prop. e mkt.". Esta faculdade pode ser de dois tipos: bacharelado, que tem duração de quatro anos, é o mais completo e amplo, possibilitando assim, a atuação nas várias ramificações que comtemplam este campo (Atendimento, criação, gerência de produtos, marketing, mídia, pesquisa, produção e promoção de vendas); e Tecnológico em Produção Publicidade, dura dois anos, é de nível superior, porém ele é específico, não tendo ramificações.

A graduação tem em média quarenta e uma disciplinas, porém há algumas universidades que disponibilizam matérias extras-curriculares que ajudam a aperfeiçoar o ensino e currículo do discente. As disciplinas mais exigidas são "introdução à mídia”, “pesquisa de mercado”, “técnicas de veiculação", "redação publicitária na mídia eletrônica", "comunicação e marketing", e "comportamento do consumidor"; todas voltadas para o mercado de trabalho.

A UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) no campus de Ijuí, é a universidade mais próxima, que disponibiliza o curso, o mesmo ganha o nome de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelado); este curso de acordo com o MEC (Ministério da Educação) tem a nota quatro, o que é bem considerável, pois a avaliação tem média máxima cinco. Essa instituição é privada, porém o estudante tem além da opção de pagar sua faculdade, optar pela bolsa parcial ou total, ainda existe a possibilidade de financiamentos FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou crediunijuí. Pelo fato do grupo não ter conseguido informações sobre os financiamentos, decidiu-se, em comum acordo, por apresentar apenas dados referentes as bolsas integrais e parciais, e também a opção particular.

O universitário João Victor de Oliveira, entrevistado pelo grupo, estuda na UNIJUÍ. Ele conseguiu uma bolsa integral do Ensino do ProUni (Programa Universidade para todos).em 2015 João fez o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é obteve a nota 630(que é a média das cinco notas/provas), e 2016 inscreveu-se no site do ProUni, que avaliou sua nota do ENEM do ano anterior, junto da renda familiar (que não foi informada ao grupo) e as suas opções (instituições, cursos e turnos) -desta forma ele foi aprovado-, então seus gastos são apenas com fotocópia, apostilas, livros, lanches e fins, esse conjunto costuma variar muito, por isso não se tem uma média por mês. Também tem custos com transporte, o estudante em questão mora em Coronel Bicaco junto de seus pais, gasta desta forma mensalmente R$150,00; até o momento ele já gastou R$4500,00 (isso equivale a cinco de oito semestres).

Sobre a escolha da área e a universidade, Oliveira é direto e claro ao responder, “desde criança me identifiquei, principalmente, com a informática e a comunicação’’, e acrescenta que após fazer um curso técnico em informática (durante o ensino médio), percebeu que a área da comunicação, especialmente, publicidade e propaganda era/é a escolha perfeita do que seguir após formação escolar e técnica. A UNIJUÍ foi a instituição de ensino superior escolhida pelo estudante, pois a mesma é a única que oferta o curso na região por ter transporte para lá diariamente, além de que, em função das aulas serem ofertadas no turno da noite, consegue conciliar o emprego durante o dia com os estudos á noite.

Segundo ele as aulas são discursivas, possibilitando uma interlocução entre o professor e os acadêmicos, tendo em média duração de três horas. A rotina de estudos é no geral tranquila “consigo manter os estudos, provas, trabalhos e afins em dia". Mesmo que a graduação não seja tão complexa, o que facilita conciliar os estudos com o trabalho, há em alguns períodos do semestre uma sobrecarga de trabalhos e/ou provas que acabam tomando um bom tempo da sua rotina, no mais é tranquilo.

O grupo infelizmente não conseguiu entrevistar um universitário que esteja pagando a faculdade, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com