TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Radiação Ionizante

Por:   •  12/3/2023  •  Artigo  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

A radiação ionizante é um tipo de energia de alta velocidade, que pode surgir de forma natural, como a presente no solo, na água e no corpo, mas também pode ser produzida pela indústria, sendo usada em aparelhos de tomografia computadorizada, por exemplo.

Além disso, existem outros tipos de radiação como a energia solar, ou ultravioleta e a radiação não ionizante, que são as ondas emitidas pelos celulares, presentes no rádio, no micro-ondas e no infravermelho.

A exposição a baixos níveis de radiação ionizante acontece todos os dias e geralmente é segura. No entanto, a exposição a altos níveis dessa radiação pode causar queimaduras, diarreia, queda de cabelo e, em casos graves, favorecer o aparecimento de alguns tipos de câncer, como de mama, de pele ou leucemia, podendo até causar o óbito.

Como diminuir os efeitos da radiação

Para diminuir os efeitos da exposição a radiação, é importante fazer a descontaminação, que é a eliminação do material radioativo.

A descontaminação pode ser feita de 2 formas

Descontaminação externa

A descontaminação externa é indicada em casos de contaminação da pele, cabelo ou roupas por materiais radioativos e deve ser feita imediatamente após a exposição. Para isso, é importante retirar a roupa do corpo com cuidado e colocar em um saco ou outro recipiente com lacre, deixando em um local reservado.

Além disso, é recomendado também tomar banho, sem arranhar a pele, com bastante água e sabão, lavando os cabelos só com sabão ou shampoo, porque o condicionador faz com que o material radioativo se fixe ao cabelo. Caso não seja possível tomar banho, deve-se lavar as mãos, o rosto e as partes que que estavam desprotegidas em uma pia, com água e sabão.

2. Descontaminação interna

Este tipo de descontaminação é feita para diminuir ou remover materiais radioativos que foram absorvidos através da inalação, ingestão de alimentos ou bebidas, e através de feridas, por exemplo. Neste caso, o tratamento deve ser feito sob a orientação e supervisão de um médico, que pode incluir o uso de medicamentos, como iodeto de potássio e ​​penta-acetato de dietilenotriamina. Saiba para que é indicado o iodeto de potássio.

Como evitar a exposição a radiação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com