TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Republica do Congo

Por:   •  29/6/2017  •  Abstract  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Perfil sócioeconômico :

A República Democrática do Congo é cheia de paradoxos. Enquanto seus recursos naturais e territórios são abundantes, os indices de desenvolvimento de seus 70 milhões de habitantes figuram entre os piores do mundo (posição 176 de 188 países).

A maioria da população é rural, com apenas 30% de sua população vivendo em meios urbanos. São faladas aproximadamente 700 línguas e dialetos  porém os idiomas mais falados são o francês, Kongo, tshiluba, suali e Lingala. A província mais populosa é Kinshasa com aproximadamente 8 milhões de habitantes.

Após a independência conquistada em 1960 a RDC vem passando por diversas guerras civis e tentativas de tomada de poder Os confrontos no país africano têm raízes em um genocídio na Ruanda, ocorrido em 1994 e, segundo investigação da ONU, hoje em dia não passa de um pretexto para obter o acesso, controle e comércio dos cinco principais recursos minerais do país: Diamantes, cobre, ouro, nióbio e cobalto.

A Segunda Guerra do Congo foi um conflito armado que se iniciou em 1998 e terminou oficialmente em 2003, quando o governo de transição da República Democrática do Congo tomou o poder. A maior guerra na história moderna de África, um dos conflitos mais mortíferos desde a Segunda Guerra Mundial, envolveu diretamente oito países africanos e cerca de 25 grupos armados. 3,8 milhões de pessoas morreram a maioria de inanição e doenças. Vários outros milhões foram deslocados das suas casas ou procuraram asilo em países vizinhos.

Apesar do fim oficial da guerra em Julho de 2003 e de um acordo entre as partes beligerantes para criar um governo de unidade nacional, 1000 pessoas morreram diariamente em 2004 de casos de subnutrição e doenças facilmente evitáveis.

Semipresidencialismo:

É uma mistura entre o parlamentarismo e o presidencialismo.

No semipresidencialismo o presidente é eleito pelo voto popular, porém ele é apenas chefe de estado, pois existe o chefe de governo, o primeiro ministro como  no parlamentarismo.

Porém, ao contrário do parlamentarismo, o presidente possui funções e poderes práticos e importantes. Por exemplo: Dissolver o parlamento, nomear o 1º ministro, cuidar da politica externa do pais. Sendo assim, o poder é dividido entre presidente e 1º ministro.

Cultura: Devido aos mais de 250 grupos étnicos que vivem na RDC atualmente é difícil atribuir uma cultura para os congolenses em geral. Porém, algo que está presente na maioria dos grupos é a dança e o canto em forma de ritual e a felicidade da população que apesar de todas as dificuldades das guerras permaneceu em seu país.

Religiões principais:  cristianismo (cerca de 95%), outras religiões (5%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com