TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAS INICIATIVAS DE PROTEÇÃO OU SUPERAÇÃO DO ESTUPRO UTILIZADO COMO ARMA DE GUERRA NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO.

Por:   •  3/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

DAS INICIATIVAS DE PROTEÇÃO OU SUPERAÇÃO DO ESTUPRO UTILIZADO COMO ARMA DE GUERRA NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO.

Luiane Magalhães Dias

 

Mesmo não tendo toda a atenção que é necessária, destacam-se ações para melhoria da vida das mulheres congolesas, é o caso da V-Day’s City of Joy:

A cidade da alegria

A Cidade da Alegria é uma comunidade de liderança transformacional para mulheres sobreviventes de violência, localizada em Bukavu, República Democrática do Congo (RDC). Concebida, possuída e administrada por congoleses locais, a Cidade da Alegria floresceu desde que abriu suas portas em junho de 2011, curando as mulheres de seu trauma passado através de terapia e programação de habilidades de vida, proporcionando-lhes os ingredientes essenciais necessários para avançar Vida - amor e comunidade.

Servindo 90 sobreviventes de violência de gênero de 18 a 30 anos de cada vez, a Cidade da Alegria está agora em seu sexto ano de funcionamento e formou 759 mulheres líderes em nove classes.

Como todas as comunidades, a Cidade da Alegria tem sua própria cultura, baseada no amor e no respeito mútuo e nas experiências únicas que cada mulher traz à mesa. Os 10 Princípios Orientadores da Cidade da Alegria são:

1. DIGA A VERDADE

2. PARAR EM ESPERA QUE SERÁ SALVADO; TOMAR INICIATIVA

3. CONHEÇA SEUS DIREITOS

4. AUMENTE SUA VOZ

5. COMPARTILHE O QUE APRENDER

6. DÊ O QUE VOCÊ QUER O MAIS

7. SENTIR E DIGA A VERDADE SOBRE O QUE VOCÊ FOI TRAVADO

8. USE-O PARA COMBUSTÍVEL UMA REVOLUÇÃO

9. PRATICAR A BONDADE

10. TRATAR A VIDA DAS SUAS IRMÃS COMO SE FORA SEU PRÓPRIO

O Hospital Panzi

Hospital Panzi opera uma clínica móvel, bem como um centro de paragem, e tem tratado mais de 85.864 meninas e mulheres com lesões ginecológicas complexas, 48.482 dos quais são sobreviventes da violência sexualizada. Fundador e Diretor Médico Dr. Denis Mukwege, PhD criou nosso modelo escalável e sustentável de cura médica e holística.

Peritos internacionalmente reconhecidos em reparo de fístula, entendemos que o caminho de cura de cada indivíduo requer muito mais do que cuidados médicos sozinhos. As sobreviventes, juntamente com outras mulheres vulneráveis, têm acesso ao melhor modelo de cura holística da Panzi: alojamento em regime de transição, aconselhamento terapêutico, assistência jurídica, serviços de reintegração comunitária e formação profissional.

SUPORTE CRÍTICO PARA MULHERES CONGOLESAS
Séculos de exploração e décadas de conflito na República Democrática do Congo (RDC) tem causado estragos sociais e econômicos. As mulheres têm sido as mais agudamente afetadas e, portanto, são um foco central para a recuperação final do dano infligido. A HEAL África trabalha com as mulheres e suas comunidades para oferecer o suporte e as ferramentas necessárias - médicas, espirituais, psicológicas, educacionais, formativas e econômicas - para garantir seu bem-estar.


HEAL ÁFRICA CURA PARA AS MULHERES QUE TÊM OSTRACIZADO


Heal My People, um programa HEAL África, foi iniciado em 2003, para abordar a violência voltada para as mulheres como parte do conflito no leste da República Democrática do Congo. Os corpos das mulheres eram um campo de batalha. Os soldados usavam a violação como arma de guerra para intimidar homens e mulheres, para esvaziar aldeias e recrutar crianças para seus exércitos. As mulheres foram levadas como escravas sexuais e porteiros. Danificar o corpo de uma mulher e destruir seu senso de auto afeta não só a mulher, mas também fragmenta o tecido social da família, da aldeia e da sociedade. Mesmo quando a luta cessou, o problema com as vítimas de estupro continuou. O dano permaneceu depois que as armas foram estabelecidas. E a violação continuou freqüentemente dentro das comunidades que foram dessensibilizadas pelo abuso repetido das mulheres e seu ostracismo subseqüente.


O programa também evoluiu para tratar as mulheres que foram excluídas da família e / ou da comunidade por causa da fístula obstétrica. Esta condição é provocada por problemas durante a gravidez eo parto. Ocorre com frequência em países subdesenvolvidos caracterizados pela pobreza, falta de cuidados maternos de qualidade, gravidez entre mulheres e raparigas jovens e falta de educação. Os funcionários da Heal My People começam identificando as vítimas de estupro ou fístulas obstétricas. A equipe treina as mulheres da vila local para escutar compassivamente as vítimas. As vítimas são então encaminhadas para tratamento adequado. Este padrão para utilizar e aumentar os recursos comunitários disponíveis é uma chave para o sucesso do programa.


Heal My People oferece tratamento médico, profilaxia pós-exposição para prevenir a infecção pelo HIV, apoio psicológico e social. O programa liga as mulheres e suas famílias a outros serviços críticos também. Sobreviventes e suas famílias são encorajados a procurar os recursos religiosos de sua escolha para ajudar no processo de cura. As mulheres são acompanhadas por cinco anos por conselheiros treinados e têm acesso a alfabetização, treinamento vocacional e microcrédito para que possam reconstruir suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com