TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Por:   •  11/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Atualmente com a cada vez maior intensidade do modo de se viver uma vida corrida, o tempo disponível de algumas famílias se torna escasso quando se trata do zelo a qualidade de vida de um idoso, esse fator também somado a falta de estrutura física adequadas para melhor adaptação da condição do idoso. Devido a esses fatores surgem as instalações da pessoa na terceira idade nas chamadas casas de repousos, onde essas casas procuram o tratamento da maneira mais humanizada para assim melhorar, ou no mínimo manter a qualidade de vida da pessoa idosa, sempre resguardando sua integridade física e mental.

Segundo Camarano: “É comum associar as casas de repouso a instituições de saúde. Mas elas não são estabelecimentos voltados à clinica ou à terapêutica, apesar de os residentes receberem - além de moradia, alimentação e vestuário - serviços médicos e medicamentos. Os serviços médicos e de fisioterapia são os mais frequentes nas instituições brasileiras, encontrados em 66,1% e 56,0% delas, respectivamente. No entanto, 34,9% dos residentes são independentes. Por outro lado, a oferta de atividades que geram renda, de lazer e/ou cursos diversos é menos frequente, declarada por menos de 50% das instituições pesquisadas. O papel dessas atividades é o de promover algum grau de integração entre os residentes e ajudá-los a exercer um papel social”.

Ainda segundo Camarano: “O envelhecimento da população e o aumento da sobrevivência de pessoas com redução da capacidade física, cognitiva e mental estão requerendo que os asilos deixem de fazer parte apenas da rede de assistência social e integrem a rede de assistência à saúde, ou seja, ofereçam algo mais que um abrigo. Para tentar expressar a nova função híbrida dessas instituições, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia sugeriu a adoção da denominação Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Entretanto, na literatura e na legislação, encontram-se referências indiscriminadamente a ILPIs, casas de repouso, clinicas geriátricas, abrigos e asilos. Na verdade, as instituições não se autodenominam ILPIs”.

A casa de repouso abordada pelo presente grupo é a Vila Vicentina, localizada em Bauru, existe desde 1940, onde diversas autoridades de diferentes esferas da sociedade se reuniram e lançaram um manifesto apelo a população bauruense afim de angariar fundos para a construção do projeto, atualmente o serviço prestado abrange as mais diversas áreas, como por exemplo religioso, lazer, recreação, fisioterapêutica, psicológica, odontológica e médica, o que mostra não apenas atender o  aspecto residencial, assim destacando o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos residentes; O local também possui dois médicos voluntários e também estagiários na área fisiológica e odontológica, em uma parceria especialmente com a Universidade Do Sagrado Coração, deixando evidente o compromisso social da universidade com a população.

Existe inúmeras vantagens em hospedar uma pessoa na casa de repouso, como por exemplo quando o idoso apresentar dificuldades para a realização de suas tarefas diárias, como tomar banho, levantar da cama, comer, entre outras; essas atividades cotidianas são um ótimo meio de manter a boa forma da mente, uma vez que estimulam a memória, mas não há um sucesso nessa realização por parte do idoso, uma casa de repouso pode auxiliá-lo nessa atividade, como é o caso do Abrigo da Vila Vicentina, onde possuem uma rotina de atividades para o estímulo do corpo e a mente, sendo que isto é extremamente positivo para os idosos. Há também o motivo de que alguns idosos já não possuem ajuda de seus familiares com suas tarefas, ou que não existam mais parentes vivos, diante deste fator, a casa de repouso ajuda no combate a solidão e depressão dos mesmos. Ainda vale citar uma boa vantagem que é o cuidado 24 horas por dia, quando se encontra em uma casa de repouso e algum problema de saúde, profissionais te auxiliam independente do horário do dia.

        Mas também é aceitável que se encontre com desvantagens, a que mais se destaca é a insatisfação com a hospedagem, pessoas nessa faixa etária são resistentes a mudança, assim sair do seu lar, este que viveu boa parte da vida para um lugar completamente diferente chega a ser muito difícil, por isso quando se trata de uma pessoa não flexível, essa transição resulta em um transtorno. Também é válido mencionar que quando se é hospedado em um abrigo, inevitavelmente se acaba se afastando do mundo fora desse local, no Vila Vicentina em uma conversa com funcionários do local, há atividades que envolvem o passeio na rua com os idosos, porém mesmo com essas tentativas de reduzir a falta da sensação de afastamento do mundo, acaba-se por causar um certo desapontamento por não realizar as atividades como caminhar no parque por exemplo, causando um desapontamento pelo “isolamento”.

Desenvolvimento

Primeiramente, para reforçar a ideia de um projeto que vise não só o lazer, mas que também estimule o raciocínio lógico e cognitivo, acreditamos que o jogo “Dixit” era o que melhor se encaixaria neste sentido, devido seu estilo focado no raciocínio e estratégia sendo focado para todas as idades. Segundo a Galápagos jogos¹, desenvolvedora do jogo: “Em Dixit, os jogadores assumem o papel do contador de histórias - o narrador. O narrador da vez deve olhar as 6 cartas em sua mão e, sem as revelar aos outros jogadores, falar uma frase sobre ela. Os outros jogadores devem então selecionar uma carta (também secretamente), de suas mãos, que mais combina com a frase dita pelo narrador. O narrador embaralha todas as cartas recebidas e as revela sobre a mesa. Agora com todas as figuras à mostra, todos os jogadores devem apostar para acertar a imagem do narrador!”.

Durante o contato com os diretores da casa de repouso, embora tenham aprovado a ideia do projeto de interação com os idosos, optaram pelo entrave em relação ao jogo escolhido, uma vez que segundo eles, se tratava de um jogo muito complexo para ser aplicado, mas assim deram a sugestão do jogo de bingo, já que se tratava de um jogo muito popular entre os residentes e gozava de ampla aceitação por parte da diretoria. Assim em reunião com o grupo, ficou acordado essa aplicação, faltando apenas a remodelação do novo projeto baseado neste jogo. Com o jogo escolhido, restava a compra dos brindes a serem distribuídos como prêmios das rodadas e materiais a serem usados, compra esta, que ficou encargo dos próprios membros do grupo se dividindo entre os mesmos.

Durante o dia da aplicação, 28 idosos estavam presentes no asilo, inclusive vale ressaltar que um idoso japonês também foi atendido para inclusão no jogo por meio de um representante do grupo. Também vale destacar o auxílio da própria casa de repouso, onde ajudaram com som, microfone e todo disposição do corpo de funcionários para que o evento seja realizado com sucesso. Optamos pela realização no pátio do asilo, uma vez que se tratava de uma área ampla e ventilada para melhor convívio dos idosos durante o jogo, o único ponto negativo se trata do horário aplicado, já que o horário permitido para visita foi das 14:00 as 16:00 impedindo da aplicação de mais rodadas do bingo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (258.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com