TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Por:   •  16/6/2018  •  Dissertação  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Saint Simon

Claude-Henri De Rouvroy, mais conhecido como "Conde de Saint-Simon", foi um filósofo, economista e teórico social francês. Foi um dos fundadores do "Socialismo Cristão" e um dos principais teóricos sobre o socialismo utópico.

Conde de Saint-Simon nasceu em Paris, no dia 17 de outubro de 1760. Pertencia a uma família aristocrata e muito pobre, porém se familiarizou com a literatura através de seu tio, o Duque Louis de Rouvrey, famoso por suas memórias sobre a Corte do Rei Luís XIV.

Como era costume com os jovens aristocráticos da época, aos 17 anos entra para o serviço militar, onde foi enviado para dar apoio às colônias americanas na luta pela independência contra a Inglaterra. Retornou a França durante a Revolução Francesa (em 1789).

Após seu retorno, compra algumas terras nacionalizadas pelo recente governo revolucionário, mas é preso no Palácio de Luxembourgem, em 1793, acusado de especulação. Ao ser libertado, anos depois, se depara com a supervalorização de seus bens, dessa forma, começa a viver uma vida de luxos e prazeres. Mas, os gastos exuberantes o levaram a beira da falência.

Ao passar por uma delicada situação financeira, Saint-Simon, se volta para estudos da ciência, onde viveu o início de um clima intelectual, dedicando-se a escrever vários artigos científicos e filosóficos, procurando ganhar apoio para suas ideias.

Em um de seus trabalhos mais marcantes, "Lettres d'un habitant de Genève à ses contemporains" (1803), Conde Saint-Somin apresenta seu desejo de dar um sentido comum a ciência e unificar seus sentidos, nesta obra, o mesmo propõe que os cientistas tomassem o lugar dos padres na ordem social.

Entre 1816 à 1818, Saint-Simon escreve “L’industrie”, juntamente com o recém formado Auguste Comte, onde prega a política positiva, baseada no progresso da humanidade pela indústria.

Entre as muitas publicações de Conde Saint-Simon, estão "Memoires sur la Science de L’Home” (1813), “La Réorganisation de la Société Européenne” (1814) e “Du Système Industriel” (1822).

Em 1823, teve uma crise nervosa e tentou cometer suicídio utilizando uma pistola, mas acabou resultando, "apenas", na perda de um olho.

Conde de Saint-Simon, influenciou profundamente o movimento romântico na França, servindo de influência para autores famosos como Victor Hugo e George Sand. Além de se um dos principais influenciadores do socialismo na França, foi o mais representativo no quesito sociologia utópica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com