TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Brasileira: um esboço de Antonio Candido

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociologia Brasileira: um esboço de Antonio Candido

Laura Quaresma Barbosa[1]

O artigo de Antonio Candido, A sociologia no Brasil, redigido em 1956 e publicado pela primeira vez em 1959, assim como na revista de sociologia da USP em 2006, discorre sobre a evolução da sociologia brasileira, tal como sua formação, configuração, características e tendências atuais, onde faz uma distinção de períodos, concentrando sua análise a partir do final do século XIX.

Segundo o autor, a evolução da sociologia brasileira iniciou-se em 1980, com o objetivo de elaborar teorias que representassem a sociedade brasileira, sendo praticada por intelectuais não especializados. Após um período de transição, que permitiu sua inserção nas áreas de ensino, em 1930, a sociologia brasileira começa a ser vista como meio para que a análise social fosse feita, sendo uma fase não só importante, mas decisiva para sua consolidação.

A formação da sociologia no Brasil foi resultado da inquietação de juristas em exercer seus papéis sociais, que envolviam a compreensão das relações entre vida econômica e estrutura política. Assim, com base em ideias evolucionistas e na cientificidade, herdou-se características presentes ainda hoje, relacionadas às preocupações fundamentais. Com a contribuição de autores como Euclides da Cunha, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Junior foi-se estabelecendo uma fórmula brasileira de estudos sociais e a conversação entre fatores históricos e a sociologia. Se fez possível pensar os estudos essenciais sobre a sociedade brasileira e seus fatores de cultura, etnia, entre outros, assim como seu desenvolvimento para uma teoria que fosse moderna.

Para o autor, toda essa evolução pode ser observada na organização do trabalho sociológico; no novo espírito que o preside e nas obras realizadas. Isso pode ser observado atualmente no Brasil via pesquisas individuais, acadêmicas, didáticas e em equipe. Essas pesquisas contribuem para que as realidades sociais possam ser cada vez mais compreendidas e que a sociologia brasileira garanta sua internacionalização, para projetar-se em conjunto e ser praticada no meio científico.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com