TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintetize a analise do poema “Rondo dos Cavalinhos” por Antônio Cândido.

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  7.334 Visualizações

Página 1 de 2

Sintetize a analise do poema “Rondo dos Cavalinhos” por Antônio Cândido.

        A análise de Antônio Cândido sobre o poema “Rondo dos Cavalinhos” se inicia com referência ao ano, local e acontecimentos da época. Cândido também mostra em sua análise os elementos estruturais do poema. A princípio comenta de como os versos são pontuados no fim de cada um, do estribilho que se repete 5 vezes, onde há virgulas fortes forçando pausas acentuadas, dos versos que terminam por reticencias, o destaque do verso 8 que o verbo está destacado por um travessão e seguido por um ponto de exclamação,  gerundivos, dos versos que não rimam com os demais,  a disposição das rimas, e a relação entre eles.

        Cândido define também o metro no poema seguido de uma análise do estribilho que no segundo verso sugere um forte movimento de galope, com isso pode passar de uma atitude descritiva para uma análise conclusiva.

        Pode se perceber também que Bandeira faz um traçado paralelo da transposição de características culturais atribuídas a animais e aplicadas aos humanos.

        Cândido diz que o significado dominante decorre do sistema de oposições e contradições e que é um poema dominado pela ironia. Ressalta que o escritor fez uso de uma linguagem coloquial e que o poema descreve a oposição entre uma cena vivida e as reflexões ou dos sentimentos no intimo do poeta.

        Cândido nos transmite admiração e inspiração ao analisar o poema minuciosamente.

REFERÊNCIAS

CÂNDIDO, A. “Na Sala de Aula: caderno de análise literaria”. 8ªed. São Paulo: àtica, 2000. (E-book). Disponível em: <stoa.usp.br/gabrielamorandini/files/2130/12078/Na+Sala+de+Aula...>. Acesso em: 05/9/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com