TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Social

Por:   •  13/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

Acadêmico: Joselita Conceição Oliveira

R.A.: 191991935

 

Curso: Serviço Social

Disciplina:

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SÓCIAS DA NESTLÉ BRASIL

Neste trabalho abordamos sobre a responsabilidade social da NESTLÉ BRASIL, mostrando suas atividades e programas que são desenvolvidos com o objetivo de melhorar o bem estar social com foco na nutrição, na água e no desenvolvimento rural. A responsabilidade social é a parte importante do planejamento estratégico da Nestlé, como empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar, ela definiu como compromisso de responsabilidade social a Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural, intimamente relacionado às suas operações no Brasil e no mundo.

Além de incorporar o conceito de Criação de Valor Compartilhado às operações e à forma de fazer negócios, a Nestlé também adota os mesmos temas centrais em seu investimento social, por meio das iniciativas da Fundação Nestlé Brasil, desenvolvidas pelo Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, que atua na promoção de hábitos alimentares saudáveis a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; o Programa Nestlé Cuidar, que promove educação ambiental com foco na preservação da água; e o Programa Nestlé Saber, que leva o desenvolvimento rural a regiões com baixos indicadores sociais. Atividades desenvolvidas pela Nestlé neste setor:

- Nutrição: Um dos principais compromissos da Nestlé é mostrar a importância da alimentação equilibrada para seus consumidores e públicos de interesse. Além de oferecer produtos de qualidade, a empresa investe em iniciativas sob o conceito de Nutrição.

- Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis: Tem a missão de levar conhecimento sobre a alimentação saudável e o cuidado com a criança a entidades sociais e a educadores e merendeiras de escolas públicas municipais. Atrelando conhecimentos sobre nutrição e incentivando a prática de atividades físicas, o Nutrir atua na prevenção da desnutrição e da obesidade infantil. O Nutrir nasceu a partir de uma iniciativa de voluntários.

A Nestlé considera importante toda e qualquer atitude favorável à saúde e à segurança ambiental. Sua preocupação com a preservação dos recursos naturais fez com que a empresa traçasse diretrizes mundiais estabelecidas para o Meio Ambiente.

Para que tais programas sejam implementados, a Nestlé realiza algumas parcerias com ONGs, embora a maior parte das parcerias relatadas seja com governos municipais ou entidades educativas (como universidades ou faculdades). Voluntários.

[pic 4]

Figura 1 Disponível em: https://www.distribuicaohoje.com/retalho/nestle-debate-responsabilidade-social-das-organizacoes/, acesso em 17 de junho de 2019

[pic 5]

Figura 2  Disponível em www.nestle.com.br, acesso em 17 de junho de 2019

[pic 6]

Figura 3  Disponível em: www.nestle.com.br, acesso em 17 de junho de 2019

Sustentabilidade e Responsabilidade Social e sua importância na atividade de Serviço Social.

A base do Serviço Social, como trabalho especializado, está no enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.

O profissional de Serviço Social, esta ligado, em geral, à área de Recursos Humanos e assumindo funções de intermediação de soluções para as “carências e conflitos dos trabalhadores e familiares”.

O profissional em Serviço Social nas empresas pode ser um agente de transformação e mudança, assim melhorando a forma com que a organização lida com os seus colaboradores.

 Nesse contexto, o assistente social é requerido pela empresa a realizar atividades que se relacionam a antigas demandas (tradicionais), tais como as de caráter educativo, voltadas para mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos da mão-de-obra trabalhadora, objetivando sua adequação à produção. Desse modo, o assistente social continua sendo requisitado para responder às questões que interferem na produtividade, a intervir sobre os aspectos da vida privada do trabalhador, que afetam seu desempenho, relacionado a ele ou a família, um problema de saúde, de moradia, dentre outros.

Neste cenário, surge um conjunto diverso de frentes de trabalho para os assistentes sociais nas empresas, tais como: gestão de recursos humanos; programas participativos; desenvolvimento de equipes; ambiência organizacional; qualidade de vida no trabalho; voluntariado; ação comunitária; certificado social; educação ambiental; etc.

O Profissional em Serviço Social podem atuar oferecendo respostas propositivas e competentes às novas demandas que emergem na empresa, principalmente no que diz respeito aos programas de qualidade de vida para o público interno e aos aspectos referentes às ações e projetos sociais para a comunidade que podem e devem ser assumidos por assistentes sociais que são profissionais com formação especifica para propor, elaborar, planejar, acompanhar, monitorar e avaliar projetos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com