TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TINTA SERIGRAFICA UV

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

TINTA SERIGRAFICA UV

O processo de impressão por tinta UV é o que mais tem crescido durante os anos, devido a sua alta produtividade e extreme qualidade nos detalhes de impressão.

Impressão UV se trata na tecnologia de empregar tintas especiais com que secam rapidamente, ao ficar expostas em luzes ultravioletas normalmente emitidas por um equipamento que pode ser chamado de estufa. O processo se diferencia dos outros, pois as tintas convencionais dependem apenas da secagem por evaporação de seus compostos ao ar livre o que torna um processo lento, quando se necessita uma produção de alta demanda.

Além disso, a tinta não é inflamável que gera maior segurança ao operador e também e classificada como uma energia limpa, pois não se evapora qualquer tipo de resíduo de solvente durante o seu processo de gravação e secagem, melhorando muito os índices de ambiente de trabalho no item de saúde ocupacional.

O processo UV pode ser aplicado em diversos tipos de materiais como papel, alumínio, couro, vidros, lonas, PVC entre outros. Nosso projeto pelo produto se tratar de um componente de alumínio será utilizado uma tinta especial UV PLAST PG100 da Fremplast, onde que se trata de uma tinta Bi-componete de alto brilho, secagem por UV, possuindo ótima estabilidade e transferência na matriz serigráfica, alto poder de secagem, possui também uma excelente resistência a abrasão e química (dados do fabricante)

A aplicação da tinta da tela não exige nenhum grau de dificuldade uma vez que aplicada, atenderá a quantidade de gravura que está capacitada. Assim o processo serigráfico será igual como os demais o que vai diferenciar é o processo de secagem no qual o operador terá que colocar o material no túnel ultravioleta que emite uma alta radiação controlada em segundos para a total fixação e secagem da tinta.

Como o protótipo da máquina visa um trabalho eficiente e sustentável, por se tratar de uma tecnologia limpa com zero emissão de solvente e não inflamável a saúde de quem irá operar se torna muito mais segura, porém a alguns cuidados que devemos tomar, por exemplo o manuseio são os mesmos cuidados quando se trabalha com tinta a base de solvente, usando luvas e evitando qualquer tipo de contato com a pele e se caso venha ocorrer limpar com água e sabão. É aconselhável evitar olhar para a lâmpada uv durante o processo de secagem (cura), pois como se trata de uma energia rica em radiação ultravioleta extremamente concentrada contendo radiação UVA e UVB, esta pode causar lesões na córnea. 

PRINCIPAIS VANTAGENS DAS TINTAS SERIGRÁFICAS  UV EM  COMPARAÇÃO  COM AS TINTAS  CONVENCIONAIS

Há diversas vantagens que podemos citar em relação as tintas serigráficas uv e as tintas convencionais à base de agua e solvente, entre elas as principais são: Estabilidade na Tela, Aumento da velocidade de produção, rendimento de gravação, economia de espaço, qualidade e proteção ao meio ambiente

Estabilidade na Tela: Por serem tintas com 0% de solvente, e que somente endurecerem ao receber o impacto da radiação UV, significa que não tem o perigo da mesma secar na tela, garantindo que não a entopem e não ocorre perda na qualidade de impressão. Não necessita frequentes abastecimento de tinta, e interrupções para remoção e limpeza da matriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com