TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de Tudo

Por:   •  22/2/2019  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

        O filme “A Teoria de Tudo” começa contando a história do astrofísico Stephen Hawking, que sempre se interessou pelo funcionamento dos sistemas, talvez por ter nascido numa família de intelectuais, almejando controlá-los e compreendê-los. Uma de suas maiores fixações era descobrir uma equação unificadora que fosse capaz de explicar todo o universo.

        Hawking, por incrível que pareça, não demonstrava ser um aluno estudioso e dedicado, passava horas a fio divertindo-se com os amigos e participando de festas, estudar que era bom, quase nada.

        Logo após, Hawking conhece Jane Wilde, uma estudante de língua espanhola e francesa, que se apaixonaram de cara. Mas infelizmente logo em seguida o rapaz descobriu que estava muito doente, e que teria no máximo de dois a três anos de expectativa de vida.

        O jovem descobriu a doença degenerativa, a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, com cerca de seus 21 anos de idade, a ELA se resume em uma fraqueza muscular secundária por comprometimento dos neurônios motores, a doença é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior do cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal; esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem a doença. A doença não afeta o raciocínio intelectual, a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato, e na maioria dos casos também não afeta as funções sexuais, intestinal e vesical, que foi o caso de Hawking.

        Nos anos seguintes Jane e Hawking se casam, e juntos tem três filhos. Hawking, com o estudo dos buracos negros e do teorema da singularidade se torna doutor, que depois ele estendeu o conceito dos mesmos.

        A doença foi piorando e começando afetar mais ainda o ambiente casual de Hawking, forçando-o a andar de cadeira de rodas, não conseguindo mais cuidar dos três filhos e da esposa. O casamento não ia nada bem e Jane começa a se interessar por um músico, Jonathan Jones, que conheceu no coral de uma igreja local.

        Alguns anos depois ele começou a passar por longos períodos com falta de ar e, em 1985, durante uma viagem a Suíça, pegou pneumonia. Ficou à beira da morte, onde ele foi submetido a uma traqueostomia, cirurgia que colocou um tubo de ar em sua garganta, facilitando sua respiração. Isso salvou Hawking, mas depois disso ele nunca mais voltou a falar. A partir dai ele começou a se comunicar usando um computador.

         O físico publicou, em 1988, uma de suas maiores obras, o livro “Uma Breve História do Tempo”, que fala sobre a origem do Universo, o fato foi um grande momento em sua carreira.

        Em 1995 ele pediu divórcio de Jane e se mudou para outro apartamento com uma de suas enfermeiras, Elaine Mason, logo em seguida eles se casaram. Já Jane se casou com Jonathan.

        Embora seja um grande físico, pode-se perceber que ele é uma pessoa como qualquer outra, com atitudes e problemas normais. A doença até pode (e trouxe) ter trazido enormes dificuldades, mas isso não fez com que Hawking ficasse parado; ele viajou o mundo inteiro, casou duas vezes, conheceu várias autoridades e até escreveu livros!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com