TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Topologia Totalmente Conectada

Por:   •  17/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-CAMPUS BLUMENAU

Vinicius Feldhaus Gobetti

Matheus Juliano Guaitanele

Redes

BLUMENAU

2018

Conteúdo

1.        Introdução        3

2.        História        4

3.        Classificações de redes        5

3.1. Lan (local Area Network)        5

3.1.1        Protocolo TCP/IP        6

3.2. MAN (Metropolitan Area Networks)        7

3.1. WAN (Wide Area Network)        8

4.        Topologia de rede        9

4.1        Topologia totalmente conectada        9

4.2 Topologia em Malha        10

4.3        Topologia em Anel        10

4.4 Topologia Linear        11

4.5 Topologia em Estrela        11

4.5 Topologia em Árvore        12

4.6 Topologia sem fio        12

5.        Cabeamento        13

5.1 Fibra óptica        13

5.2 Cabo Coaxial        13

5.3 Par Trançado        14

6.        Internet        14

7.        Ethernet        14

8.        Segurança de redes        14

        

  1. Introdução

Uma rede só existe se tiver a ligação de dois pontos ou mais, exemplificando, uma rede de descanso pode ser citada como exemplo, pois liga dois pontos (os ganchos) ou também para que possa ter um diálogo em dois indivíduos no celular, o diálogo em feito com duas ou mais pessoas. O conceito de redes e muito antigo, veio com a criação dos computadores, como a tecnologia era muito retarda, os computadores eram enormes, com isso veio vários problemas, dentre eles o problema de migração de conteúdo, para sanar este problema criaram as estações remotas que deu o inicio ao um conceito base para redes.

As redes de computares são responsáveis pela distribuição de informações feitas diretamente ou indiretamente, fazendo a transmissão de informações. Formada a partir de um conjunto de componentes de comunicação (CC) que é responsável pela troca de informação, compartilhar informações, que está ligada um sistema de comunicação.

  1. História

Os computadores de antigamente ocupavam um área muito grande por ter uma tecnologia não tão avançada, como os computadores atuais aquecem os de antigamente não eram diferente aqueciam também, mas em escalas muito maiores que as atuais, em uma sala de computador poderia tem temperaturas incríveis de 50° graus, para resolver esse problema as salas eram refrigeradas,  como a resolução do problema de refrigeração foi avistado outro problema  os desenvolvedores das máquinas não tinham como usar os computadores diretamente como hoje em dia, para resolver criaram as pontes que eram pessoas contratadas. Como nada e perfeito erros apareceram dando dificuldade para os programadores, para resolver o problema criaram uma estação remota, que era a ligação do computador ao computador do servidor, como as estações remotas nasce o conceito de redes, como citei anteriormente o conceito é uma rede só existe se tiver a ligação de dois pontos ou mais.  

Durante a guerra fria, na época de1969 a 1972, teve a criação da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), que entrou em funcionamento em dezembro de 1969, inicialmente interligava 4 indivíduos,  esta rede cresceu rapidamente , já em 1973 já estavam ligadas 30 instituições, em 1974 foi adotado pela ARPANET  o TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão - Protocolo de internet) que deu inicio as instituições que participam do ARPANET desenvolveram o trafego de informações de forma livre os chamados e-mail (correio eletrônico) o FTP (protocolo de transferência de arquivos) que deu a possibilidade de ter as informações acessadas remotamente de outros computadores e também permitia a compartilhamento de arquivos.

Em 1970, Norman Abramsom, professor da universidade do Havaí lecionava engenharia criador de umas das primeiras redes do mundo, contudo ela não tinha noção que o projeto criado teria causado uma revolução, porque a rede criada não necessitava de fio, então Norman Abramsom criou a rede sem fio de computadores, essa rede foi intitulada de ALOHA net, o propósito era ambicioso unir as ilhar do Havaí, usando mesma tecnologia dos rádios amadores. Além de ter criada uma rede sem fio ele contribuiu consideravelmente para a evolução da internet.

  1. Classificações de redes

Uma rede pode ter três tipos Lan, Wan e Man esses tipos de redes são os que transportam informações de varias distancias variando de metros a quilômetros, ou seja, de uma residência para a mesma ou de um continente para outro. Essas três definições podem ser exemplificadas de tal modo que as Lan’s são as residências, as Man’s sejam os bairros e as Wan’s sejam os estados, como esse raciocínio um conjunto de lan’s forma uma Man e um conjunto de Man’s forma uma Wan.

3.1. Lan (local Area Network)

A LAN geralmente utilizada para interligar dispositivos como impressoras e scanners e outros dispositivos que são capazes de fazer um processamento, dentro de um estabelecimento desde uma casa a uma pequena impressa ou até prédios vizinhos, a LAN pode ser comparada com uma forma simples de redes. Nem toda a LAN é cabeada podem ser uma rede sem fio, exemplo, as impressoras que são ligadas por cabos e as que são sem fio as duas são consideradas LAN. Não necessariamente quando nos referimos a LAN pode estar falando de apenas dois computadores ligados em si, mas também pode se referir a de computadores, ou seja, uma empresa pequena com vários computadores é uma LAN também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (323.6 Kb)   docx (775.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com