TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A comunicação é fundamental no nosso cotidiano

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A comunicação é fundamental no nosso cotidiano, a cada minuto nos comunicamos de diversas maneiras, falando, escrevendo, digitando, dançando. Ela está presente 24hras na nossa vida diária, e por este fato devemos entender a importância de dominar o português para a nossa vida buscando assim garantir uma boa comunicação e expressão de si mesmo.

Percebemos que é essencial no mercado de trabalho termos uma excelente comunicação pois a maneira que articulamos e argumentamos nos representa e expõe nossos pensamentos sobre determinado assunto, em uma entrevista aquele que melhor se expressar será o escolhido, pode até não ser o mais aplicado para o trabalho mais com a comunicação sendo excelente já é um fator decisivo. Isso mostra que nem sempre apenas ser qualificado basta na maioria das vezes uma boa comunicação é o que mais vale.

Com as palavras de Bakhtin (1999, p. 113):"Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim numa extremidade, na outra apóia-se sobre o meu interlocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor."

Muito se tem falado acerca da falta de engenheiros no mercado brasileiro, mas pesquisas realizadas mostram a dificuldade em se conseguir um estágio ou o primeiro emprego com carteira registrada. Com essa controvérsia percebemos que se analisarmos mais afundo existem várias razões por estar acontecendo essa falta de mercado , uma delas é a imigração de engenheiros para fora da sua área de atuação onde assim ele estará tirando o lugar de quem realmente estudou sobre aquilo especificamente , outra razão é o ensino brasileiro , hoje a formação em uma escola de engenharia não visa muito na preparação do graduado para o mercado de trabalho pois devido a forte grade curricular para ao nível mais técnico da profissão acaba que habilidades como comunicação , liderança , e gerenciamento são deixadas de lado , fazendo com que a busca por um bom profissional com todas essas habilidades seja mais difícil , mas existe outro grande fator que é a falta de conhecimentos específicos , falta mão de obra ? Sim, mas hoje as empresas não estão muito interessadas em treinar seus empregados elas buscam um profissional completo onde não precisaram de investimento ou treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com