TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do brincar e das brincadeiras no ambiente de aprendizagem

Por:   •  18/9/2018  •  Artigo  •  3.696 Palavras (15 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 15

A ARTE DO BRINCAR E DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO

Rômulo Farias Viganôr

romuloviganor@hotmail.com

Prof. Francis Silva de Almeida

e-mail

RESUMO

        A pesquisa em si realizada trata do tema sobre a ludicidade, brincadeiras e jogos e sua importância no meio da educação. O tema me permitiu nortear várias áreas lúdicas presentes dentro da educação infantil e ensino fundamental. Procurei pesquisar teoricamente e praticando por algumas vezes, como o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança se aparelham e casam-se com mais facilidade quando a ludicidade acompanha o ensino dos mesmos. Podemos citar diversas ideias que podem ser a causa de um problema para que o ensino lúdico não floresça ou nem seja usado nas escolas constantemente. Uma ideia negativa é que aulas lúdicas, muita das vezes não conseguem expor com dinamismo pelo professor o tema proposto ou ser absorvido com maior qualidade pelos alunos. Outra ideia é que alguns profissionais estão acomodados demais para tentarem reger uma nova metodologia usufruindo de novas ideias como jogos e brincadeiras em suas aulas. Talvez, também, o medo de tentar e não conseguir, ou de não dominar tal assunto com o que foi proposto por meio de brincadeiras recreativa.  O artigo impulsiona buscar soluções criativas e verdadeiras para que se consiga trabalhar de forma prazerosa, dinâmica, lúdica e de extrema importância para que os alunos absorvam tudo aquilo que deve ser passado dentro e fora de sala de aula. As aulas lúdicas tem como objetivo tirar os alunos de uma aula passiva transformando essa aula em algo mais dinâmico e de interação para com o próximo e com o meio em que se está inserido. Dentro das aulas lúdicas nos destacamos o tempo de ação e reação, a coordenação motora, a qualidade e quantidade afetiva do brincar e se envolver e a importância do movimento para construção do conhecimento. As aulas passam a ser mais interessantes e participativas quando as atividades lúdicas recreativas ultrapassam a inércia da era digital e da internet.

Palavras chave: Educação, lúdico, metodologia, desenvolvimento, brincadeiras.

THE IMPORTANCE OF THE ART OF LEARNING TO PLAY AND PLAYING IN THE MIDDLE OF EDUCATION

ABSTRACT

        The research itself deals with the topic of playfulness, play and games and its importance in the middle of kindergarten as in elementary education I and II. The theme allowed me to guide several recreational areas present in early childhood education and elementary education. I have sought to research theoretically and practiced for a few times, such as the motor, affective and cognitive development of the child, and to marry more easily when playfulness accompanies their teaching. We can cite several ideas that may be the cause of a problem so that playful teaching does not flourish or is not used in schools constantly. A negative idea is that play classes, often do not manage to dynamically expose the proposed theme or be absorbed with higher quality by the students. Another idea is that some professionals are too accommodated to try to govern a new methodology using new ideas such as games and games in their classes. Perhaps, too, the fear of trying and not succeeding, or of not mastering such subject with what was proposed through recreational play. The problems of the situation impel us to seek creative and true solutions so that we can work in a pleasurable, dynamic, playful and extremely important way so that the students absorb everything that must be passed in and out of the classroom. The ludic classes aim to take the students from a passive classroom transforming this class into something more dynamic and of interaction with the neighbor and with the environment in which it is inserted. Within the ludic classes we highlight the time of action and reaction, the motor coordination, the quality and affective amount of play and involvement and the importance of the movement to build knowledge. Classes become more interesting and participatory when recreational activities go beyond the inertia of the digital age and the internet.

Keywords: Education, playful, methodology, development, play.

1. INTRODUÇÃO

        Ao entender que o mundo de imaginação é de extrema importância para inserir e fazer com que a criança compreenda o mundo em que a cerca, pode-se destacar compreensões educacionais lúdicas que asseguram um cuidado integral onde jogos e brincadeiras recreativas, diversificadas e variadas destacam-se presentes no ambiente de aprendizagem de um educando desde seu primeiro contato com a escola e sua sala de aula. A criança vai construindo-se como um ser passivo e ativo à aprendizagem quando começa a interagir com o mundo que a cerca, sendo a arte do brincar e das brincadeiras necessário para o seu crescimento e desenvolvimento. A fim de conhecer teoricamente e pragmaticamente o tema, a pesquisa mostra como é importante que as aulas estejam usando como o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança se aparelham e casam-se com mais facilidade quando a ludicidade acompanha o ensino dos mesmos.

        Entende-se que se os profissionais caminhassem de mãos dadas e a passos largos com a educação lúdica e recreativa em determinadas aulas e disciplinas, iríamos conquistar um ensino mais desejado da parte dos estudantes e uma educação de mais interesse de ambas as partes envolvidas no sistema de aprendizagem. O  desempenho de alunos e suas particularidades no modo de aprendizagem vai muito além de simples jogos dentro ou fora de sala de aula. Na verdade a ludicidade sendo ela praticada através de brincadeiras icônicas  ou de  jogos esportivos é apenas um aperitivo do que podemos usufruir de um ensino voltado ao dinamismo no grupo para que todos de modo geral, possam absorver, se interessar pelo processo de aprendizagem e compreender o que está sendo passado. Tal ensino lúdico não seria primordial nem menos importante do modo prático e/ou teórico do profissional, à passar para seus alunos, mas uma junção conjuntiva de ideias e saberes entre professor e aluno podem desenvolver um prazer verdadeiro e mútuo para ser trabalhado gradativamente com todo o corpo escolar. Teoricamente juntando a arte do saber e ensinar com a arte do aprender brincando.


2. A ARTE DO BRINCAR E DAS BRINCADEIRAS NO MEIO DA EDUCAÇÃO

         Pode-se identificar os meios de ensino com metas e ideias à serem seguidas ou remoduladas, para assim colocarmos em prática num ambiente de aprendizagem. Também pode-se analisar para devidos fins como que a arte do brincar e jogar, dentro de uma instituição de ensino,  influencia uma sala de aula sem distinção. Agregamos assim valores, espontaneidade, críticas de construção pessoal do caráter e busca por uma melhor resposta e resolução ampla de um problema a ser resolvido no meio da didática do ensino proposto com a ludicidade. Podemos esclarecer, como exemplo, um jogo de tabuleiro em determinada disciplina ou um jogo esportivo para que os mesmos procurem achar uma solução e construir uma estratégia para ganhar o jogo, e obviamente sempre haverá um ganhador e um derrotado onde ambos aprenderão com a derrota e com a vitória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com