TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/1/2020  •  Artigo  •  5.625 Palavras (23 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Este trabalho trata da temática sobre o lúdico na educação infantil, visto que tais atividades são fundamentais na infância, podendo ser considerados valiosos instrumentos de ensino e de aprendizagem. A justificativa se dá devido a necessidade de resgatar várias brincadeiras ao longo de um dia buscando encontrar na criança sua satisfação maior o brincar faz parte da vida do desenvolvimento de toda criança, e dentro deste pensamento ela vai encontrar a possibilidade de se descobrir podendo através do projeto brincar, criar, olhar, entender, experimentar, discutir, fazer e refazer as escolhas transformando o mundo à sua volta. A problemática demonstra que toda criança ao descobrir e explorar o mundo que a rodeia faz uso de brincadeiras como um instrumento, para auxiliá-la em seu desenvolvimento e na assimilação do meio. Não seria mais estimulador e facilitador para a criança aprender brincando? Tem como objetivo principal a contribuição para que o trabalho pedagógico possibilite ludicidade, como um fator motivador, estimulando a aprendizagem, e aproveitando para fazer uma investigação aprimorada sobre como eles estão sendo selecionados e conduzidos no espaço da educação infantil. A Metodologia foi desenvolvida no Colégio MEGA em Jaguariaíva/PR. O processo de desenvolvimento, ilustrações de brincadeiras, desenhos com tons alegres e chamativos e muitas brincadeiras. Quanto ao material pode se fazer uso de qualquer elemento que venha levar a criança a desenvolver suas habilidades. No referencial teórico se destaca pensamentos dos autores: Santos (2009); Piaget (1978); Vygotsky (1991) entre outros.

Palavras – Chave: Educação Infantil. Recreação. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho demonstra que a criança que brinca, desenvolve suas capacidades motoras, linguísticas e cognitivas. É importante destacar seu valor na aplicação escolar, principalmente no que se diz respeito à Educação Infantil.  

A justificativa apresenta as brincadeiras na vida das crianças como relevante, pois é um processo de mediação entre a criança e a realidade. A brincadeira é um universo que envolve a criança, apresentar novos elementos partindo do olhar que ela tem do mundo que a cerca, do mundo que pode ser criado através do faz-se de conta, oportuniza um maior interesse por estas novas informações e por consequência possibilita um maior aprendizado.

A problematização faz com que as pesquisas indicam que cada vez mais, as brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança estão sumindo no âmbito escolar, e até mesmo os profissionais da área não buscam introduzir o lúdico como das ferramentas essenciais para o crescimento saudável das crianças, em seus conteúdos dados em sala de aula. Com o objetivo de despertar o interesse pelo o aprendizado dos alunos, por meio do lúdico, visando uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural do educando, formando sujeitos críticos para o processo de socialização.

Entende-se que a utilização da atividade lúdica na escola como recurso pedagógico precisa ser vista com muita cautela e muita clareza, pois não se pode perder a ludicidade. A mesma deixa de ser brincadeira e se transforma como uma atividade escolar rotineira, quando se desvia dos objetivos propostos. Embora a aprendizagem ocorra a partir de experiências concretas, pode se realizar essa aprendizagem de outra maneira, ou seja, por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. O brincar é um processo e um modo de realizar atividades diversas, proporcionado dessa forma, ética na aprendizagem, onde se pode satisfazer as necessidades básicas das crianças, dando-lhes várias oportunidades como: escolher, imaginar, observar, cooperar, entre outras. A cultura infantil é vasta, repleta de movimentos, de jogos, de fantasia e não se podem ignorar isso, deixando os alunos como soldadinhos imóveis, pois a maior especialidade dos alunos consiste no brincar. O presente estudo está dividido em seções. A primeira traz a introdução, fazendo uma abordagem do tema escolhido, bem como apresentando os objetivos da mesma, além de trazer uma ordem de como serão tratados os temas escolhidos. O brincar na escola, na segunda seção, esclarecendo a importância dada ao lúdico no processo ensino aprendizagem. A terceira seção discorre sobre as atividades lúdicas e suas possibilidades no ambiente escolar, bem como o lúdico e a alfabetização, mostrando como o brincar deve ser realizado no âmbito escolar. A quarta seção aborda uma pesquisa de campo, a fim de demonstrar como os educadores concebem a alfabetização lúdica, bem como quais metodologias utilizam para garantir que essa alfabetização resulte em sucesso e qualidade, assim como um projeto desenvolvido numa turma de educação infantil.

Finalmente, a presente pesquisa apresenta as considerações finais sintetizando a importância da alfabetização lúdica no processo de busca e construção dos conhecimentos dos alunos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL    

A criança aprende a brincar tendo contato com as brincadeiras, jogos, recreações. Nesse sentido o brincar passa a ter uma função de socializar e integrar a criança na realidade em que vive. E, de fato, muitas atividades lúdicas permaneceram através dos tempos, passando de gerações a gerações, entretendo as crianças e tornando-as parte de um meio (CARNEIRO; DODGE, 2009).

De acordo com Almeida (1995, p. 41), a educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.  

Dessa forma, o brincar é elemento de interação social, de desenvolvimento e de transformação, pois pelo lúdico a criança pode interagir, aprender e criar. Atualmente, é quase sempre só na Educação Infantil que a escola abre espaço para o brincar, pois aí sua associação ao desenvolvimento das crianças é mais reconhecida pela sociedade. Nesse espaço em geral, a atividade lúdica se realiza sob duas formas bem definidas: a do jogo didático e a do jogo espontâneo, embora o primeiro prevaleça sobre o segundo (CARNEIRO; DODGE, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com