TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCAR, BRINCADEIRA E BRINQUEDO

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 16
  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa trata de um dos temas mais relevantes da Educação Infantil a brincadeira como proposta pedagógica. Com o objetivo geral de demonstrar que as brincadeiras são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança em idade pré-escolar, e como objetivos específicos: Refletir sobre o verdadeiro significado de brincar, brincadeira, brinquedo no âmbito escolar e cultural da criança.

Embora a brincadeira seja uma atividade livre e espontânea, ela não é natural, mas sim fruto de uma determinada cultura. O aprendizado desta se dá por meio de interações e do convívio com os outros, daí a importância de prever muito tempo e espaço para a sua efetivação, uma vez que “a capacidade de desenvolver a imaginação é a habilidade que o brincar tem, assim uma das primeiras brincadeiras do bebê é imitar os adultos: este observa e reproduz gestos e caretas no mesmo momento em que acontecem.” (KISHIMOTO, 2001, P. 43).

Existem alguns pesquisadores nesta área que buscaram compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da historia humana, Vygotsky foi um destes pesquisadores, dentre seus estudos ele destaca o papel do brinquedo e suas capacidades no desenvolvimento psíquico da criança.

As brincadeiras unem-se pelos princípios que dela emanam, diferenciando-se pelo tipo, função e características sócio-culturais. Durante esta pesquisa, faremos uma explanação sobre a temática proposta reafirmando e justificando as teorias de Vygotsky que é tão presente nos dias atuais.

Para tanto a pesquisa tem como aporte teórico: nos pressupostos de Vygotsky (1984); Artigos: Aline e Helen (2009) e AMANDA; SIENA; MÔNICA,); e pesquisa de campo mostrando à realidade vivida na Escola Umei Professora Nirlene de Oliveira Almeida, quanto à prática da brincadeira na atividade docente. A escola está localizada na cidade de Vila Velha – ES; em um bairro de classe social média.

A metodologia adotada foi bibliográfica com base nas teorias de Lev Semenovich Vygotsky(1984) “Formação Social da Mente” e artigos relacionados e pesquisa de campo, realizada através de visitação a uma escola, com duração de 04 horas diárias, durante 05(cinco)dias, tendo como foco a observação de uma turma composta por 25 alunos com faixa etária média de 04 anos, uma professora regente e uma auxiliar.

A realização deste trabalho nos permite refletir sobre como poderemos utilizar a teoria ao nosso favor na pratica pedagógica, acreditamos que este levará a conhecer o verdadeiro sentido que o brincar, a brincadeira e o brinquedo oferecem, comprovando a real importância de entendermos o desenvolvimento motor, a interação social, a imaginação, a criatividade, a fantasia, o aprendizado de regras vivenciado pelas crianças.

  1. CARACTERISTICAS DO AMBIENTE ESCOLAR

Durante o processo de pesquisa de campo, tivemos como base uma turma composta por 25 alunos com faixa etária média de 04 anos, uma professora regente e uma auxiliar.

Observamos que o ambiente escolar está configurado para atingir o objetivo a que se propõe de acordo com o referencial curricular nacional para a educação infantil. Na sala de aula encontramos diversos recursos que propiciam o aprendizado da criança através da ludicidade e interação, tais como: calendário colorido, alfabeto com vários formatos de letras, numerais, massinhas de modelar, cantinho da leitura. Vale ressaltar que todos esses recursos estão distribuídos na sala intencionalmente em alturas e posições variadas para facilitar o acesso ao aluno.

A escola possui uma área coberta (pátio), banheiros “masculinos e femininos”, bebedouros, e um parque com vários brinquedos onde as crianças diariamente durante 50 minutos possam brincar.

A Dependência da unidade UMEI Professora Nirlene de Oliveira Almeida aonde realizamos nossa pesquisa de campo é composta por: 8 salas de aulas,56 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Alimentação escolar para os alunos, Cozinha, Parque infantil, Berçário, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à educação infantil, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Refeitório, Despensa, Almoxarifado, Pátio descoberto.

Equipamentos que encontramos na unidade: 1 computador administrativo, 2 televisões, 1 copiadora, 1 equipamento de som, 2 impressoras, 1 equipamento de multimídia, DVD, Copiadora, Impressora.

  1. QUAL A VISÃO DA ESCOLA/PROFESSOR (A) /CRIANÇAS SOBRE O BRINCAR, A BRINCADEIRA E O BRINQUEDO?

Observamos que de segunda á sexta no período 13h50min ás 14h50min elas vão ao parquinho onde brincam livremente tendo acesso a brinquedos como baldios, colherzinha, peneirinhas. Nesse caso não há interação da professora com as crianças.

Nas aulas de projeto que acontecem na segunda-feira no período de 13h00min ás 13h50min e na quarta-feira de 14h40min ás 15h30min, que é lecionada por outra professora, ela trabalha bastante o brincar com interação das crianças uma com as outras com o uso brinquedos educativo, como por exemplo: quebra-cabeça, brinquedos de montar, pinos mágicos, que ajudam a criança na coordenação motora, na qual a criança se diverte e ao mesmo tempo já está desenvolvendo alguma função relacionada o seu desenvolvimento, nestas aulas há interação com a professora e a auxiliar.

Nas aulas de educação física que acontecem na segunda-feira de 13h50min ás 14h50min e na quinta-feira de 15h50min ás 16h40min, observamos que a brincadeira está presente com interação da professora, sendo elas: morto e vivo, brincadeiras com corda e bola, estatua.

Em momentos livres a professora regente deixa as crianças brincarem de boneca, carrinho, panelinha e brinquedos de montar, isso ocorre em horários distintos, de segunda á sexta após as atividades rotineiras.

Na sexta-feira as crianças tem a liberdade de levar á escola um brinquedo pessoal para compartilhar com os demais.

Todas as atividades realizadas são descritas pela professora na pauta do planejamento pedagógico, em seus relatórios semanais, notamos que as atividades com brinquedos e brincadeiras são recorrentes, diante disso, ela afirma que a “brincadeira é muito importante para o desenvolvimento integral da criança, pois quando a criança brinca ela produz o seu cotidiano num mundo de imaginação e o brinquedo torna a brincadeira mais gostosa e rica, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo” diz a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com