TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A piscicultura no Sudoeste do Maranhão

Por:   •  10/4/2015  •  Artigo  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]


[pic 7]

UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS

AGRONEGOCIO

A FORÇA DA PISICULTURA NO SUDOESTE DO MARANHÃO

Jéssica Pereira de Paula

BALSAS

2015

  • DHAYANE DA SILVA MARTINS
  • GLENNDA DOS SANTOS LIMA
  • JÉSSICA PEREIRA DE PAULA
  • MARCUS VINÍCIUS SARAIVA DE SOUSA

A FORÇA DA PSICULTURA NO SUDOESTE DO MARANHÃO

Trabalho apresentado ao curso de Agronegócio da Faculdade de Balsas (Unibalsas) para Obtenção de nota do primeiro semestre, Sob a orientação da Prof.ª e Dr.ª Nubia Micheli Zavaglia Pereira

NÚBIA MICHELI ZAVAGLIA PEREIRA

BALSAS

2015

SUMARIO

  1. Faça parte do Brasil que cresce.......................................................Pág. 7
  2. Plano Safra disponibilizará recursos para pescadores....................Pág. 8
  3. O que é o Plano safra da Pesca e Aquicultura?...............................Pág. 8
  4. Mirante Rural mostra força da pisciculturasudoeste  e sul do MA.....................................................................................................................................Pág. 9
  5. Projeto pacu e o Desenvolvimento da Piscicultura no Ma............Pág. 11
  6. Dr. Pádua aponta avanços na área pesqueira do Maranhão.........................................................................................Pág 13
  7. Considerações Finais – Conclusões...............................................Pág. 14
  8. Resumo Final..................................................................................Pág. 15

Faça parte do Brasil que cresce[pic 8]

O Brasil tem todas as condições de se transformar em um grande produtor de pescado para atender à crescente demanda nacional e mundial. Temos cerca de 8 mil km de litoral e 8,2 bilhões de m3 de água doce. É a maior reserva do mundo.

O Plano Safra da Pesca e Aqüicultura é uma nova etapa no processo de fortalecimento do setor. Muitas oportunidades de emprego e renda serão criadas. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014. A pesca e a aquicultura são atividades fundamentais para a inclusão social. Hoje, cerca de 1 milhão de trabalhadores tiram sua renda do pescado. E dentro da cadeia produtiva o setor gera 3 milhões de empregos indiretos. Mas, para que o setor seja ainda mais produtivo, competitivo, inclusivo e sustentável é preciso aprimorar técnicas de cultivo e manuseio, ampliar a assistência técnica, modernizar equipamentos,investir em pesquisa e garantir mais estrutura à cadeia produtiva.

PLANO SAFRA DISPONIBILIZARÁ DE RECURSOS PARA PESCADORES:

O superintendente federal da Pesca e Aquicultura garantiu que também serão disponibilizados recursos através do Plano Safra que beneficiará dezenas de pescadores profissionais da região Tocantina. “Virá ainda outros recursos para o pescador adquirir equipamentos de pesca, embarcações, aquicultores e piscicultores que poderão ampliar teus tanques de peixes em Imperatriz e municípios da região”, disse.

Júnior Verde assinala que a instalação do escritório regional descentralizará o atendimento aos pescadores e produtores do sudoeste do Maranhão. “Esse escritório proporcionará o desenvolvimento dos setores produtivos –pesca e aqüicultura— em Imperatriz e cidades circunvizinhas”, conclui. 

http://imirante.globo.com/imperatriz/noticias/2014/05/15/imperatriz-ganha-escritorio-regional-de-pesca.shtml

O QUE É O PLANO SAFRA DA PESCA E AQUICULTURA?

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2013/2014 é um instrumento para tornar mais efetivas as políticas econômicas e sociais do Governo Federal voltadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura. O objetivo é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo. O Plano vai implantar novos parques aquícolas em lagos e represas de várias regiões do Brasil. Por meio de diversas linhas de crédito, os pequenos pescadores e aquicultores poderão investir em novas estruturas, equipamentos e barcos.

São financiamentos com benefícios exclusivos para cada produtor: os agricultores familiares, as cooperativas, as pescadoras, o jovem e as marisqueiras.

Serão beneficiadas em torno de 330 mil famílias com mais crédito, juros menores e prazos bem mais estendidos. A ampliação do volume de crédito disponível para pescadores e aquicultores será acompanhada de assistência técnica. Este apoio é fundamental para o desenvolvimento e a execução de projetos. Regiões com grande potencial para a aqüicultura, como as do Norte e Nordeste, terão recursos para desenvolver o seu potencial. Assim será possível reduzir as desigualdades sociais e erradicar a pobreza em muitas famílias. Outras medidas já estão em andamento. O processo de licenciamento para a atividade aquícola será simplificado                                                                                               e já houve uma desoneração tributária na cadeia produtiva para reduzir o preço do pescado no mercado consumidor. Cursos de formação e aperfeiçoamento de pescadores serão implantados pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa. Também será criado o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias, para aumentar os conhecimentos necessários ao desenvolvimento do setor.

MIRANTE RURAL MOSTRA A FORÇA DA PISCICULTURA NO SUDOESTEE SUL  DO MARANHÃO:

Programa mostrou que criadores estão investindo em técnicas de manejo.

O Mirante Rural mostrou a força da piscicultura no sul e no sudoeste do estado, que tem mudado a rotina dos pequenos produtores onde criadores estão investindo em técnicas de manejo mais eficientes e estão ampliando o número de sócios de uma cooperativa para aumentar os lucros com a venda do pescado.

No município de Bom Jesus das Selvas, quem resolveu investir na criação de peixe em cativeiro, tem comemorado os bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com