TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A reflexão do Som e Seus Efeitos na prática

Por:   •  30/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

A REFLEXÃO DO SOM E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA

Realizada em 31 de outubro de 2014.

 

  1. Introdução

        A reflexão do som pode causar efeitos sonoros (reverberação, reforço e eco), que estão intimamente relacionados com acontecimentos do cotidiano e podem ser percebidos em vários lugares.

         Quando recebemos um som, este “permanece” em nós por aproximadamente 0,1s (persistência acústica). Caso outra onda sonora atinja o nosso ouvido dentro desse período, não saberemos distinguir os sons. Se o intervalo de tempo entre a emissão e o recebimento das ondas refletidas for praticamente nulo, ocorre o reforço, no qual o ouvinte perceberá apenas um som mais intenso, devido à maior quantidade de energia recebida. Se o intervalo de tempo for inferior a 0,1s, há um prolongamento da sensação sonora, ocorrendo a reverberação do som. Quando não é exagerada, ela ajuda a compreender o que foi dito por um orador num auditório. Por fim, se o intervalo de tempo for superior a 0,1s, temos o eco (apenas para obstáculos posicionados a mais de 17m do observador).

  1. Desenvolvimento

        No dia 31 de outubro de 2014, nos dirigimos à sala ao ar livre, a fim de observar o efeito sonoro que ocorria no local. Ao se aproximar do centro da sala, notou-se que o som emitido por uma pessoa naquele ponto refletia na sua lateral e retornava ao emissor em um intervalo de tempo muito curto. Isso causava uma sensação de sobreposição do som direto (ouvido no momento que foi emitido) e do som refletido.

        Na sequência, com a ajuda de uma trena, mediu-se a distância do centro à lateral da sala (450 cm ou 4,5 m). Descobriu-se, então, que a distância percorrida pelas ondas sonoras era 9 m, já que elas iam até a parede e retornavam ao centro, realizando o mesmo trajeto duas vezes. Sabendo que a velocidade de propagação do som no ar é 340 m/s, pôde-se calcular o tempo que levava para o som refletido retornar ao centro da sala.

[pic 1]

[pic 2]

  1. Conclusão

        A partir do que foi observado na aula, concluiu-se que o som produzido por uma pessoa, situada no centro da sala ao ar livre, sofre o efeito da reverberação ao ser refletido pelas laterais (). Além disso, esse efeito é notado mais intensamente no centro, já que as ondas sonoras refletidas retornam juntas ao emissor.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com