TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM - Desenvolvimento Economico Local

Artigo: ADM - Desenvolvimento Economico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar o aprendizado em relação às disciplinas estudadas no 1° Semestre, diz respeito: Teorias de Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia. Foi feito uma pesquisa de campo para levantar as medidas estratégicas tomadas para o desenvolvimento econômico local, em seguida, foi estudado o texto proposto a fim de diagnosticar opiniões divergentes e também isso relacionado a Filosofia.

PROPOSTA DA ATIVIDADE

No inicio do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década e 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil”. Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:

1 Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais?

A reestruturação capitalista é uma transformação nos processos de democratização, responsabilidades econômicas e sociais, também pode se entender por análise das relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas, ou seja, uma transição democrática com o final das ditaduras. A crise dos Estados nacionais se originou pela falta de conhecimento e de estudos locais e municipais, os estados por si só não tinham informações e detalhes de importância para a administração. A gestão de desenvolvimento era exercida de forma ampla, global, sem noção alguma de particularidades regionais ou de estratégias neste espaço.

1 Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consulta de sua escolha, identifique quais são as politicas brasileiras para o desenvolvimento local”.

As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas politicas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS), dentre outras, ora sendo visto como uma nova politica social, ora como um novo paradigma econômico. Para o desenvolvimento local, muitas instituições, grupos e indivíduos podem estar envolvidos: Cooperativas, as agências de desenvolvimento, associações comerciais e industriais, entidades empresariais, sindicatos, governos locais como prefeitura e câmara de vereadores.

2 Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc...) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

A cidade no qual fiz o estudo do caso chama-se Frederico Westphalen, localiza-se ao norte do estado do Rio Grande do Sul, é uma cidade considerada como polo comercial pela diversidade no comércio que oferece. Em Frederico atuam várias entidades para o desenvolvimento econômico local, mas as que se destacam mais são a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial, (ACI-FW). A Associação Comercial e Industrial de Frederico tem por objetivo possibilitar um crescimento regional, a entidade assinou um Termo de Adesão do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade com o desafio de comprovar do Programa de Qualidade, proporcionando uma mudança na maneira de pensar e planejar. A ACI-FW e CDL, como entidades de desenvolvimento econômico local e representantes da classe empresarial, juntamente com a prefeitura municipal desenvolveram o projeto EXPOFRED 2000, com o intuito de promover e incentivar o fomento da indústria, comércio, agropecuária, artesanato, e agricultura familiar regional. Além destas entidades o município buscou estabelecer parcerias como o SEBRAE, SENAI, CIEE e Junta Comercial. Contudo diversas ações foram planejadas visando atender e beneficiar a todos levando novos produtos e serviços.

2 Sob a perspectiva da administração procure identificar os seguintes pontos Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional.

1 Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores)

Como mencionado na questão anterior, a Associação Comercial Industrial (ACI-FW) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) são as maiores entidades que visam o desenvolvimento econômico local. A entidade sempre contou com empresários experientes que não mediram esforços para o desenvolvimento do comércio, indústria e prestação de serviço. Entre os empresários que contribuíram para a história de ambas entidades e que estiveram envolvidas na gestão das atividades encontram-se:

Marcos de Assunção (05-08-1967 a 03-03-1969 e 26-06-1984 a 26-06-1986). Desempenhou a função de presidente das entidades nesse período, nascido em Porto Alegre formou-se Bacharel em Administração de Empresas e logo em seguida veio a residir no município, na época existia um nicho de mercado muito bom no setor de suinocultura, a região é hoje considerada uma das maiores produtores do estado nesse ramo. O mesmo foi fundador do Frigorifico, hoje abate em torno de 2.200 suínos por dia, nos dias atuais é dirigido por outra empresa do setor privado.

Adalberto Sponchiado (2006-2008). Empresário, nascido no município formou-se em Economia. Esteve liderando ambas entidades nesse período, é proprietário de uma rede de auto peças em toda região norte do estado, líder e referência no setor logístico em função do sucesso de suas empresas hoje também atua como palestrante motivacional.

Uma pessoa também muito envolvida no processo de desenvolvimento econômico da região é o atual prefeito da cidade de Frederico Westphalen José Panosso. Formado em Ciências Contábeis antes de ser eleito Panosso trabalhava em seu escritório de contabilidade e também é proprietário de uma franquia de Auto Escolas conveniado ao Detran. Sempre está buscando recursos para o município junto as outras autoridades governamentais e envolvido em assembleias para defender as necessidades do município.

2 Identifiquem as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento.

A Associação Comercial e Industrial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Frederico Westphalen tiveram inicio em 20 de setembro de 1957, quando um grupo de empresários locais liderados pelo Sr. Alfredo Luiz Sanvido (in memoriam) registraram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com