TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Tese: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Tese  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 9

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Oeiras

2012

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Oeiras

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

2.1Reestruturação Capitalistica.................................................................................5

2.1.1 Políticas Brasileiras...........................................................................................5

2.1.1.1 Desenvolvimento Econômico Local de Oeiras Piauí......................................6

2.1.1.1.1 Oposições e Opiniões Diferentes................................................................6

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este portfólio, relata sobre as políticas e desenvolvimento econômico local, cujo o tema do projeto visava reconhecer e analisar as formas atuais de atuação do governo municipal frente á iniciativa privada, de forma atrair maior a recardação, gerar mais empregos e melhorar a qualidade vida da população como um todo em cada localidade.

2 DESENVOLVIMETO

2.1 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS

Apartir da década de 80, a classe trabalhadora sentiu um golpe significativo que desempelhou seu perfil, uma gigantesca implantação de inovação tecnológicas possibilitou as fabricas uma diminuição consideralvel nos numeros de seus quadros operários. Sofreram mais com tal mudanças aqueles operários, homens e mulheres, cuja pouca capacitação os habilitavam apenas ao dessempenho de trabalhos braçais, trabalhos estes que dorante seria atribuido às maquinas.

Além disso, nos anos 80 a indústria mundial retraiu-se não mais repetindo aquele crescimento que a caracterizava nas décadas anteriores. Somando-se estes fatures tivemos com consequência imediata o desemprego e frente a isso a instabilidade proficional daqueles que apesar de tudo conseguiram manter seus postos de trabalho, postos estes que agora era almejado por um numero cada vez maior de representantes. Esta divisão de classe trabalhadora entre empregados e desempregados minou a história unidade que ela possuia e mesmo no meio daqueles tralhadores que conseguiram permanecer em seus postos surgiu uma classe privilegiada nos postos de chefia que marcava uma diferênça até economica em relação aos trabalhadores dos cargos subaltermos. Estes dois fatores provocaram um enfraquecimento do sindicalismo e subsequentimente a diminuição da representação politica das classes trabalhadores.

2.1.1 POLíTICAS BRASILEIRAS PARA O DESEMVOLVIMENTO LOCAL

O desenvolvimeto local esta na ordem do dia. Existem inumeras inicitivas afim de se dinamizar o desenvolvimento do pais pela base, no entanto essa opção não substitui as políticas nacionais nem resolve os poblemas globais. Políticas para o desenvolmento local constitui um dos produtos de uma iniciativa ampla, que envolveu centenas de pessoas em todo pais. No plano de fundo dessas transformações, encontra-se o processo de urbanização. A população urbana passa a necessitar de sistemas organizados de uso de recursos comuns – espaços de ruas, redes de transportes, coletas de lixo, etc. – que exirgem processos decissórios mais democráticos e participativos. O próprio equilíbrio social e sobrevivência ambiental exirgem visão de longo prazo, pranejamento mais sofisticado, organização de sistemas de informação, articulação do urbano e do rural.

O desenvolvimento local envolve dimenções políticas, relações complexas de poder, as diferênças culturais e frequentimente a tradicional resistência à mudança, à modernização e não há muito espaço, nesse universo extremamente, diversificado das regiôes brasileiras, para um “manual geral de procedimentos”. Existem principios, sem dúvida, que emergem com força nos textos apresentados, mas sua explicação dependerá de construções criativas e diversas.

2.1.1.1 AS AÇÕES EMPREGADAS PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMETO ECONÔMICO LOCAL DE OEIRAS-PI

Oeiras é um município brasileiro do estado do Piauí, foi fundada em 1695 com a construção de capela, virou capital do estado em 1759, titulo que ostentou em 1851. O nome da cidade é uma homenagem ao todo poderoso primeiro, “Ministro do reino, o futuro Marquês de Pombal”, Conde de Oeiras de Portugal. As ações empregadas aqui em Oeiras é bem modesta se comparada as das cidades vizinhas Picos e Floriano. As principais são as de construção civil, leite, cajuinas, ceramica, etc. O comercio de Oeiras é bem significativo com suas tradionais freiras, supermercados, auto peças e outros.

Oeiras esta crescendo muito com novas construções que são eles: o mercado novo onde feirantes poderam vender seus alimentos para consumo, contrução de uma universidade federal para um melhor desenvolvimento na educação e proficional, prevista para inaugaranção em 2012, Contrução da praça da junventude localizada no bairro canela, contrução de um novo supermecado “carvalho”, que será localizado no anel viário da cidade, detre outras construções como: O hospital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com