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ALFABETIS, ALFABETIZAÇÃO E ELEMENTO Ludic A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS LÍDICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E FORMAÇÃO

Tese: ALFABETIS, ALFABETIZAÇÃO E ELEMENTO Ludic A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS LÍDICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E FORMAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Tese  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

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ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O ELEMENTO LÚDICO

A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O elemento lúdico no processo de alfabetização é uma maneira de se melhorar o desempenho escolar, pois, o jogo e a brincadeira são meios que se têm de oferecer a uma criança uma aprendizagem menos rígida, de maneira alegre e divertida. Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na alfabetização, pois ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, a humanidade observou a importância da criança que brinca.

A alfabetização e o lúdico são inseparáveis. O ambiente lúdico é o mais propício para a aprendizagem e produz verdadeira internalização da alfabetização e do letramento. O brincar pedagogicamente deve estar incluído no dia-a-dia das crianças. Dessa forma será proporcionado o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motora, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social e a aprendizagem específica da alfabetização. Ao brincar, a criança tem a possibilidade de conhecer seu próprio corpo, o espaço físico e social. Brincando, a criança tem oportunidade de aprender conceitos, regras, normas, valores e também conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentos nas mais diversas formas de conhecimento.

Os efeitos do brincar começam a serem investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.

O lúdico é um trabalho de ação pedagógica com enfoque no desenvolvimento e construção da linguagem, gesto, sons, imagens, fala e escrita, cuja prática pedagógica se apresente em forma de propostas de jogos e brincadeiras que permitam à criança tomar decisões, raciocinar rápido e ser criativa.

Esta pesquisa se torna relevante ao considerar a importância das atividades lúdicas como fundamental para a integração de todos dentro do processo educacional. Devemos buscar caminhos que possam oferecer condições para que o desenvolvimento dos educandos ocorra. Propor atividades e rever objetivos que produzam sentido para as crianças, em suas práticas reais.

Podemos ver que é através dos jogos e brincadeiras que proporcionamos a aquisição de novos conhecimentos, desenvolvendo na criança habilidades de forma natural e agradável. Os jogos e brincadeiras são necessidades básicas da criança, essenciais para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo.

Tanto o jogo quanto a brincadeira podem ser trabalhados em um universo maior. Podemos ver que a busca do saber torna-se importante e prazerosa. A importância e a necessidade que a criança tem de brincar para desenvolver a sua capacidade de criar e reinventar o mundo que ela vive. Brincar, o que é brincar? Porque é importante brincar? Brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da criança. A importância das atividades lúdicas no contexto escolar. Pode-se perceber que com o uso de jogos e brincadeiras na sala de aula, a escola garante um clima de prazer fundamental, tanto para a criança quanto para o educador.

O brincar e o jogar na escola são ferramentas que o educador deve utilizar para a aprendizagem e desenvolvimento de uma criança, a atividade lúdica no processo de socialização trabalha com atividades lúdicas realizadas em dupla e grupo; Atividades lúdicas no dia-a-dia da sala de aula.

PIAGET (1994:25) vê no jogo: “um processo de ajuda ao desenvolvimento da criança; acompanha-a, sendo, ao mesmo tempo, uma atividade conseqüente de seu próprio crescimento”.

O brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças, e para que elas brinquem é suficiente que não sejam impedidos de exercitar sua imaginação. A imaginação é um instrumento que permite relacionar das brincadeiras que as crianças se interagem no universo dos adultos, universo que já existiam quando elas nasceram e que só aos poucos elas poderão compreender.

Walter Benjamim (1984:42), diz que: “O brinquedo sempre foi e sempre será um objeto criado pelo adulto para a criança. Mesmo os brinquedos antigos como a bola, a pipa, desenvolveram as fantasias infantis”.Os brinquedos e brincadeiras propõem um mundo imaginário tanto as crianças quanto os adultos.

Brincar, além de proporcionar prazer para as crianças, acalma e ensina como partilhar, tolerar, compreender e se comportar diante de outros seres humanos. Aprendendo novas brincadeiras e aumentando suas potencialidades, formando conexões neurais que serão de extrema importância em seu desenvolvimento mental futuro.

A partir do que foi mencionado sobre o brincar, nos mais diferentes enfoques, podemos perceber que ele esta presente em todas as dimensões da existência do ser humano e muito especialmente, na vida das crianças. Podemos afirmar, realmente, que “brincar é viver”, pois a criança aprende a brincar brincando e brinca aprendendo.

TEMA DO PROJETO: O Mundo das fábulas

JUSTIFICATIVA:

O manuseio de livros desde a 1ª infância contribui de maneira eficaz pelo gosto e prazer da leitura por toda a vida, portanto, é muito importante que a criança descubra que ler não é só uma atividade útil, mas divertida e gostosa. Sendo assim, a leitura não é um ato mecânico de decodificação, mas sim a interação entre autor e leitor. Para que o educando seja capaz de compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve, fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido do texto de acordo com as experiências vividas por ele. Desta forma quem lê mais, se expressa com mais facilidade e segurança, adquire um vocabulário rico, desenvolvendo ainda mais sua linguagem oral, sua capacidade de interpretar e analisar fatos. Nesse sentido o projeto O Mundo das Fábulas será o defensor dos direitos da imaginação e da criatividade, considerando que o aluno constrói sua autonomia como leitor.

A utilização do texto para a alfabetização em sala de aula é algo muito importante, onde o professor deve criar estratégias para ensinar de acordo com as características individuais de seus alunos, isso envolve leitura e produção de textos promovendo a alfabetização e também o letramento e utilizando brincadeiras que estimulem o interesse pela leitura.

Quanto ao aspecto alfabetização, além alfabetizar a escola também tem como função formar cidadãos alfabetizados e letrados, pois se os alfabetizadores

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