TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA

Seminário: ANÁLISE CRÍTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE CRÍTICA

Neste artigo o autor de um modo geral discorre sobre o assunto da sustentabilidade no qual ele aponta para cinco dimensões básicas em que esse assunto abrange, que são cultural ambiental, social, econômica e política.

A partir de uma profunda reflexão nestes cinco pontos segundo o autor era possível que harmonizando-os e integrando cada uma das respectivas soluções especificas era possível se resolver por completo o problema da crise ambiental. Porem apesar deste assunto possuir muitas teorias plausíveis de resolução, trata-se de algo muito difícil de se executar na prática.

Durante todo o artigo o autor apresenta de forma clara toda a história do surgimento dessas inovadoras ideias de sustentabilidade, bem como a aclamação eloqüente dos argumento que fizeram com que este tema se propagasse e se tornasse bem presente hoje no nosso dia a dia.

QUESTIONÁRIO

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

Essas cinco dimensões apresentadas pelo autor são, cultural ambiental, social, econômica e política. No artigo o autor trata do assunto da sustentabilidade em 3 aspectos, ambiental econômica e social da maneira em que mundo trata desses assuntos como sendo “folha” para se manter uma harmonia sustentável no planeta.

Ele cita como sendo duas folhas a área política e a cultura, pois ele afirma que nada adianta a consolidação dos outros fatores sem que haja foco nestes dois fatores, ele reforça a idéia de se formar uma sociedade mais igualitária para não haver excluídos.

O autor também reforça com bastante ênfase a questão da sustentabilidade do meio ambiente a que em geral é mais conhecida, onde de trata do uso racional dos recursos naturais.

Ele também trata da parte econômica, onde diz respeito aos interesses da lucratividade com o uso dos bens naturais de forma consciente.

Também trata da dimensão social e a importância de educar a sociedade a fazer um uso mais consciente dos bens ambientais.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta:

Econômica, ambiental e social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta:

Investimentos tecnológicos, que visa o estudo de meios tecnologicamente alternativos. De crescimento, que seria um consenso político-cultural universal, possibilidade de risco, ou como o autor define “uma conseqüência de uma não resposta”, ou seja, a conseqüência de se chegar a uma solução tardiamente.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com