TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  6/4/2017  •  Ensaio  •  9.889 Palavras (40 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumário

1.        ESTUDO DO ARTIGO        3

2.        ANÁLISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO        5

3.  ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA        7

4. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

5. ANÁLISE DOS MATERIAIS DE APOIO DISPONÍVEIS NA ESCOLA        10

6. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE MATEMÁTICA        11

6.1 Diário de observação 1        11

6.2 Diário de observação 2        12

6.3 Diário de observação 3        14

7. PLANO DE UNIDADE        16

8. RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE        37

9. RELATO DE REGÊNCIA        38

10. PROJETO PARA O USO DAS TICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA        40

11. RELATO SOBRE A APRESENTAÇÃO DO PROJETO        42

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS        43

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        44



  1.  ESTUDO DO ARTIGO

O estágio supervisionado é extremamente importante para quem pretende exercer a carreira da docência, pois ele direciona a conhecimentos diversificados, e experiências antes nunca observadas e (ou) vivenciadas, analisando toda a pratica docente e das instituições, unificando a teoria e a prática.. Entretanto a desvalorização do estagio e da profissão  cresce gradativamente devido a desvalorização da mesma,  baixa remuneração, em contra partida algumas leis com LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) procura em seus artigos garantir espaço e carga horário para formação desses profissionais.

Essas questões alem de ser discutida em seus aspectos legais ganha força também nas universidades em que inúmeros autores aponta o mesmo de suma importância para a formação integral do profissional do magistério tendo em vista que toda suas formação escolar traz uma bagagem que influenciara na pratica docente de cada educador.

 Um segundo pontos relatados pelos autores estudados é o desencontro da pratica com a realidade; ausência de estudos histórico-filosóficos e epistemológicos;

Predominância de uma abordagem técnico-formal das disciplinas específicas; que faz com que a formação deixe a desejar, na maioria dos cursos de licenciatura, afirmam que para haver mudanças o estagio deve ser o eixo de todas as disciplinas no campo acadêmico

O referente artigo trás uma pesquisa com acadêmicos do curso de ciências biologias e matemática em que relatam sobre a importância do estagio,

 Formação do acadêmico; iniciando pelo perfil de entrada nas universidades que sofreu nos últimos anos modificações que podem ser ocasionadas pelo aumento de cotas para alunos da rede publica de educação, um outro ponto relevante é que em torno de 43,1% dos alunos ingressam no curso por gostar do magistério, de dar aula, em contra partida 15,3 % tiveram sua experiência formal de docência através do estagio apontando ainda mais a importância de trazes a pratica próxima a teoria, em que o aluno se vê como futuro professor, aprendendo métodos e praticas, apontando também que a formação deve embasa-se em discussões e aulas expositivas.

Identificou-se que estagiar é exercitar o que se aprende na atividade formativa profissional, neste sentido coloca-se em atuação todo o desenvolvimento da sabedoria aprendida. Os docentes estagiários exercem com dedicação o grande papel imposto a eles, que é conduzir diversificadas aulas e repassar a sabedoria aos inúmeros alunos que ali se encontram, e dependem do domínio desses estagiários para aprenderem os conteúdos que estão sendo passados.

Para obter uma visão ampla sobre esse momento também foi realizada uma pesquisa com profissionais da área com relação os estagio. Ao entrevista esses profissionais em 5 escolas observou-se que na disciplina de matemática  nenhum profissional era do sexo feminino, tendo a maioria entre 6 a 10 anos de tempo de serviço,  apontando o uso do livro didático como principal metodologia utilizada totalizando. Os profissionais questionados relatam que o estagio serve para aproximar o aluno a pratica e a realidade da docência, apontando também como responsabilidade do professor orientar o acadêmico para realização e intervenção das atividades, podendo ocorrer nas diversas escolas publicas, privadas, municipais e estaduais.

Nesse sentido muitas vezes quando o aluno tem contato com o seu futuro campo de trabalho pode influenciar negativamente, pó as vezes mostrar situações desestimulante principalmente nas escolas públicas, a precariedade da infra-estrutura, dificultando o trabalho Martins (2009).

Atualmente esses aspectos vêm sendo mudado, em que o mundo atuar requer um novo profissional com uma nova visão da docência, o professor precisa ser reflexivo, pois isso permite que ele supere diversas limitações que venham a aparecer ou que já se encontram em seu meio profissional, um professor que venha a agir, de forma adequada fazendo que seus alunos pensem, tenham um ponto de vista crítico em relação ao mundo que estão inseridos, o que auxilia muito o desenvolvimento da mente de seus alunos a respeito da escola e do mundo no qual se encontra inserido cotidianamente.

        Por fim a aplicação do estágio é algo muito importante para o envolvimento dos acadêmicos que estão dentro de uma instituição com o que os espera após a formação. Ao aplicar um estágio, há o esclarecimento de inúmeras dúvidas em relação à profissão escolhida. Por estes motivos e outros que é de extrema importância entrar na sala de aula, estagiando antes de se formar, até mesmo para criar novos sentidos para uma vida profissional próspera.


  1. ANÁLISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO

As diretrizes e parâmetros Curriculares Nacional organizam o ensino médio de forma integrada em áreas do conhecimento que são ciências que em comum investigam a natureza, o desenvolvimento das tecnologias e linguagem na representação de sistemas naturais e tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.2 Kb)   pdf (510.2 Kb)   docx (174.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com