TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros Curriculares Nacionais/Ensino Fundamental e Médio

Por:   •  25/10/2016  •  Resenha  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 6

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

        Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes curriculares, elaborados pelo Governo Federal, com o intuito de contribuir para com os educadores através mecanismos de orientação e normatização de alguns principais fatores concernentes nas respectivas disciplinas de educação fundamental e média. Esses parâmetros, além de métodos norteadores para os docentes, são um referencial para transformações da didática de ensino, no que diz respeito a seus conteúdos e objetivos.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é de responsabilidade da instituição de ensino promover um planejamento continuado para os discentes do Ensino Fundamental II, correspondente aos de 6º a 9º anos. Neste planejamento, precisa-se haver o espaço de diálogo do aluno com seu meio social, político e histórico, espaço este proporcionado pelos conteúdos, metodologias e objetivos propostos pelo professor em sala de aula. Outro ponto a ser ressaltado, é a necessidade de interação entre o ambiente escolar e a comunidade na qual estes alunos estão inseridos. Estas interações entre corpo pedagógico e familiares constroem possibilidades de melhor formação deste aluno para além dos muros das escolas, contribuindo para a edificação de ambientes diversificados culturalmente e que resultem em um convívio social muito mais produtivo para o conhecimento e aprendizagem.

        Por meio dos PCNs, os professores devem conduzir seus alunos a reflexões de cidadania como atuação política e social, sempre atentos ao fato de que atualmente, os alunos recebam uma gama de informações de maneira muito rápida, consequência dos avanços tecnológicos, neste sentido, usufruir dessa gama de informações para a valorização das reflexões das relações presente-passado, além de considerar as transformações que as mesmas venham a sofrer no decorrer da escolaridade. É favorecido também o trabalho com fontes extracurriculares, com fontes documentais e obras que contemplem os estudos históricos.

        Os objetivos que concernem este ciclo que compreendem o 6º ao 9º ano são:

  • Utilizar conceitos para explicar relações sociais, econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a questão da cidadania;
  • Reconhecer as diferentes formas de relações de poder inter e intragrupos sociais;
  • Identificar e analisar lutas sociais, guerras e revoluções na História do Brasil e do mundo;
  • Conhecer as principais características do processo de formação e das dinâmicas dos Estados Nacionais;
  • Refletir sobre as grandes transformações tecnológicas e os impactos que elas produzem na vida das sociedades;
  • Localizar acontecimentos no tempo, dominando padrões de medida e noções para compará-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
  • Debater ideias e expressá-las por escrito e por outras formas de comunicação;
  • Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares;
  • Ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos.

Espera-se que ao final os alunos sejam capazes de compreender a cidadania como atividades sócio-política, assim como seus direitos e deveres civis e sociais, adotando o posicionamento de repúdio frente a injustiças e preconceitos que o cercam, valorizando a pluralidade cultural, além de respeitar a si mesmo e o próximo, indiferente à posição social, étnica, orientação sexual ou diferenças culturais.

As propostas dos PCNs para o ensino fundamental II concernem em um eixo temático cujo tema “Histórias das representações e relações de poder” se subdivide em outras duas propostas: “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções” e “Cidadania e cultura no mundo contemporâneo”. O eixo temático principal tem por objetivo estudar as relações de poder no Brasil e nos demais países, trazendo ao aluno reflexões sobre o estudo do passado e suas relações com as questões atuais. As mesmas relações são componentes dos subtemas propostos; em “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções”, os professores terão sugestão temas ligados aos Estados Nacionais; as organizações políticas internacionais, a diversidade cultural interna às nações; confrontos políticos regionais e nacionais; lutas por direitos civis, políticos e sociais; em “Cidadania e cultura no mundo contemporâneo”, os professores e alunos serão apresentados a políticas econômicas e sociais; a mundialização da economia capitalista; as relações econômicas internacionais; a expansão dos meios de comunicação, da informática e da robótica; a expansão da vida urbana; a industrialização do campo, a sociedade de consumo e a juventude.

Os critérios avaliativos serão pautados na compreensão do aluno em identificar, sob perspectiva histórica, as formas de organização política e econômicas nacionais e mundiais, reconhecendo suas especificidades, características, mudanças, contextos, permanências, continuidades e descontinuidades temporais, ou seja, distinguir as especificidades nas lutas sócio-políticas do passado e atuais; reconhecer as vivências cotidianas e culturais, relacionando-as com o sistema dominante e seus valores; distinguir características básicas das fontes históricas, seus autores, locais de produção e relaciona-las entre si sistematizar os conceitos e conteúdos de maneira que possa expressá-los e fazer-se compreender.

Quais são os métodos específicos do ensino de História? Essa pergunta encabeça o tópico de Orientações e Métodos Didáticos do PNLD. O manual trás alguns tópicos que podem orientar o professor nos seus processos de avaliação para se chegar a um resultado positivo ao fim de todo o projeto de ensino. Os alunos devem estar aptos a estabelecerem relações entre o presente e o passado, entre as ações individuais e coletivas, os interesses específicos de grupos e as articulações sociais. Aqui elencaremos os principais tópicos ressaltados pelo PNLD para os métodos avaliativos que estão ao alcance do professor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com