TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Foram estudados para elaboração deste trabalho, documentos oficiais que norteiam o Ensino Fundamental e Ensino Médio como Parâmetros Curriculares, Diretrizes Nacionais e Lei de Diretrizes e Bases Nacionais. O documento escolhido para nortear este trabalho foi os Parâmetros Curriculares Nacionais voltados para o Ensino Fundamental.


  1. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Sabemos que os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados tentando respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, ao mesmo tempo considerando a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras.

Parâmetros é um conjunto de documento que exerça uma referência para a reflexão e possíveis transformações das crianças e adolescentes brasileiras.

Neste trabalho será abordado o documento oficial: Parâmetros Curriculares Nacionais voltados para o Ensino Fundamental.

De acordo com o documento, o estudo da álgebra constitui um espaço bastante significativo de abstração e generalização, além de possibilitar a aquisição de uma poderosa ferramenta para resolver problemas. Segundo essa concepção, o professor teria que possibilitar ao aluno, o reconhecimento de diferentes funções de álgebra ( generalizar padrões aritméticos, estabelecer relação entre duas grandezas, resolver problemas aritmeticamente difíceis), responder problemas por meio de equações e inequações ( diferenciando parâmetros, variáveis e incógnitas) e compreender a sintaxe ( regras para resolução) de uma equação.

A Matemática é um componente importante na construção da cidadania. A atividade Matemática Escolar não é olhar para coisas prontas e definitivas e sim parte de uma construção. O ensino da matemática consiste em relacionar o mundo real com representações com princípios matemáticos.

A organização de conteúdos não deve ter como critério a única lógica interna da matemática. Os recursos Didáticos possuem um papel importante, mas devem estar integrados a situações que exercitam a analise e reflexão.

A avaliação é parte importante do processo, e deve abranger o mais variado aspecto do desempenho dos alunos.

Podemos utilizar elementos de posição como referência para situar-se  de um objetivo em determinado espaço.

É importante verificar se ele é capaz de estabelecer semelhanças e diferenças ente os objetos, pela observação de suas formas, a expressão é feita por meio de diferentes representações gráfica, orais com material e muito mais. A proposta de Matemática no projeto escolhido é que grupos de professores proponham um trabalho Pedagógico que permita o desenvolvimento das competências almejadas.

Nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho de classe, tentando resolver problemas. Aplicando e tendo estratégias como cálculo mental, contas com algoritmos e criação de gráficos e de figuras geométricas com lápis, borracha, papel, régua, esquadro e compasso ainda são essenciais para a criatividade e desenvolvimento do raciocínio do aluno. 
                Saber usar calculadoras e conhecer planilhas eletrônicas do tipo Números são, hoje, essenciais, mas não as únicas. Você deve inserir esses recursos em aulas, mas com cuidado e informar que eles não são truques. Ao contrário, sua utilidade se aplica apenas em algumas situações da vida. Os alunos têm que saber o funcionamento e entender que são importantes para poupar tempo de cálculos. Como a construção de operações e construções de gráficos.
Enquanto as propostas com calculadora parecem estar mais inseridas, é comum na escola utilizar para conhecer propriedades do sistema de numeração ou até mesmo efetuar contas, o trabalho com planilhas eletrônicas ainda está no início, mas vale à pena considerar o uso desses aplicativos, já que eles permitem aliar vários conteúdos: coleta de dados, inserção de fórmulas algébricas para cálculos, elaboração de tabelas e tratamento da informação.
É importante que as atividades sejam desafiadoras que questionem e ampliem o conhecimento da classe. Fazendo perguntas e elaborando problemas matemáticos usando tabelas gráficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com