TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II

Monografias: AP II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 2

AP II

Exercícios

1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

R: O texto mostra a lentidão nos julgamentos no Supremo Tribunal Federal. Agora o ponto de vista do autor, mostra-se uma indignação sobre a lerdeza nos julgamentos e nas praticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal brasileiro.

Podemos ver claramente essa opinião nos seguintes trechos:

“que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro”;

“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”

Leia os seguintes trechos retirados do editorial:

a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”

b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

2) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

R: Nos dois trechos há uma grande necessidade do leitor ter um maior conhecimento textual e gramatical, pois são trechos complexos e com palavras pouco usadas no cotidiano. E no primeiro trecho, o leitor tem a necessidade de um conhecimento histórico para poder interpreta-lo corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com