TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa AP II

Dissertações: Língua Portuguesa AP II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  2.039 Visualizações

AP_II - Língua Portuguesa

A partir da leitura e da compreensão do texto, responda às seguintes questões.

1. Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

R: A amorosidade e o rebuscamento exagerado da linguagem no judiciário, principalmente nas instâncias mais altas, o que causa muita lentidão aos processos.

O autor cita um discurso de Abraham Lincoln que foi curto e incisivo e é tido como uma das maiores peças de oratória até hoje. Em contrapartida cita o linguajar rebuscado do STF numa maneira talvez de travar o processo como no caso do mensalão em que muito se escreve e se fala mas há pouquíssima efetividade.

Leia os seguintes trechos retirados do editorial:

a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”

b. “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

2. Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com