TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ap II

Trabalho Escolar: Ap II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  3.414 Visualizações

Página 1 de 2

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O Artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

R: De acordo com Froebel “as crianças são plantinhas de um jardim no qual o professor é o jardineiro”, a abordagem deste tema mostra-nos que o brincar e a ludicidade de um modo geral, sendo utilizada em sala de aula promove o desenvolvimento de importantes processos relativos ao aprender, por essa razão não deve ser banalizado na escola.

Não que o brincar seja a única possibilidade de desenvolvimento, mas é necessário que haja um espaço para que isso ocorra.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

R: Positivismo busca compreender tudo o que se referia ao homem, principalmente as relações entre eles. Tinha posição diferente da socialista, defendiam somente a afirmação que fosse analisada com verdadeiro espírito científico, com objetividade e com ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral, e propor normas de comportamento seguindo a orientação do pensamento positivista, a noção de organização social entre os homens sempre existiu, chamada consciência coletiva.

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

R: O pensamento de John Dewey foi muito importante para educação, pois ele fazia da educação a própria vida e não um ensinamento para ela, ele acreditava que era preciso dar condições para que os alunos resolvessem os seus próprios problemas. Também contrário a escola tradicional pelo realce às atividades manuais e ao interesse da criança, e pelo estímulo ao espírito de iniciativa e independência.

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência

R: O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Rejeita a apresentação de conhecimentos prontos ao estudante, como um prato feito, e utiliza de modo inovador técnicas tradicionais como, por exemplo, a memorização. Daí o termo "construtivismo", pelo qual se procura indicar que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção do conhecimento que adquire. O construtivismo enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. O construtivismo condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com