TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO, COM ÊNFASE NAS TENDÊNCIAS ATUAIS PARA A GESTÃO DA ESCOLA.

Artigos Científicos: AS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO, COM ÊNFASE NAS TENDÊNCIAS ATUAIS PARA A GESTÃO DA ESCOLA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

AS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO, COM ÊNFASE NAS TENDÊNCIAS ATUAIS PARA A GESTÃO DA ESCOLA.

Ao falarmos sobre a administração ou gestão escolar nos remete a refletirmos acerca do conceito de administração em geral, compreendendo a história da gestão, pois as transformações econômicas e tecnológicas, bem como os princípios, funções e maneira de administrar intervêm nas práticas sociais e educacionais.

De acordo com o dicionário Aurélio, administração consiste em: “um conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obtiver determinado resultado”, logo, entendemos que a administração escolar por este olhar acarreta termos como controle, eficiência e produtividade.

Como o termo Administração Escolar sugere, tem-se o pressuposto de um processo mecânico e individual, onde o detentor do poder (diretor da escola) toma as decisões sem consultar os membros da escola, e temos a ideia da hierarquia, onde que detém mais poder possui maior (diretor) é quem toma as decisões. Identifica-se que este termo está ligado ao autoritarismo, onde aquele que ensina (professor) e aquele que aprende (aluno) têm suas funções distintas; capitalista, onde a administração seria organizar, conduzir e controlar os alunos com a finalidade da realização de um objetivo, com a expansão da produtividade. Estemodelo de gerir a escola se assemelha com o modelo taylorista/fordista adotado pelas organizações lucrativas, como as empresas e as indústrias, que implica que cada membro da organização tem seu lugar determinado no processo e deve desempenhar determinada função específica para que o sistema possa funcionar, obtendo maior produtividade e lucros.

A Gestão Escolar vai além das atividades centradas no diretor o no controle burocrático da escola, trata-se de um modo de estabelecer o funcionamento daescola pública quanto aos aspectos políticos,administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais,artísticos e pedagógicos, com o objetivo de tornar democráticasàs suas ações e atos e possibilitar àcomunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos. Portanto, a Gestão escolar pressupõe a inter-relação entre da comunidade escolar (diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico, professores, funcionários, alunos e pais)onde o poder é partilhado entre todos, o que implica co-responsabilidade nas ações da escola.

O termo gestão oportuniza a comunidade escolar maior flexibilidade na tomada de decisões, a participação, a cooperação dos membros envolvidos com o processo de aprendizagem, valorizando a participação da comunidade, sabendo ouvir, respeitando e incorporando princípios e valores na escola, Como exemplo, temos o PPP (Projeto Político-Pedagógico), o qual possibilitou a participação das famílias e comunidade nas discussões com o propósito de uma educação de qualidade e a comunidade escolar comprometida em buscar este objetivo. Nesse sentido, a direção da escola deve contar com a participação de todos os envolvidos no processo, desenvolvendo assim, um trabalho em equipe.

O enfoque da gestão escolar é a garantir o avanço dos processos socioeducacionais, priorizando o conhecimento e as relações na escola e externas a escola, implicando em uma aprendizagem efetiva e significativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com