TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REVOLTAS DA REPÚBLICA

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

REVOLTAS DA REPÚBLICAS

São Paulo – São Paulo

2021

Índice

1. Primeira República        3

2. Conflitos na República Velha        4


1. Primeira República

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca liderou o grupo que proclamou a república brasileira, tornando-se o primeiro presidente do país. As províncias tornaram-se estados e ganharam autonomia política para tomar suas próprias decisões.

República Velha ou Primeira República (1889 – 1930), foi uma época em que os dois grupos se revezavam no governo do país - as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Quando a República foi proclamada, as oligarquias brasileiras temiam os movimentos a favor da monarquia. Portanto, em vez de eleições para um presidente, o Brasil era governado pelo exército.

A Velha República foi dividida em duas partes:

República da Espada (1889 - 1894): quando os governadores eram militares.

República das Oligarquias (1895 - 1930): quando o governo era comandado pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. Eles trocaram de governo em um esquema chamado Política do Café com Leite, ou política do café com leite: São Paulo era o maior produtor de café na época, e Minas era o maior produtor de leite.


2. Conflitos na República Velha

Depois de alguns anos, porém, esse sistema político de favorecimento aos estados criou um ambiente de rebeliões populares, visto que ocorreram conflitos urbanos e rurais durante a Primeira República, geralmente contra o governo. Todos eles foram derrotados.

  • Revolução Federalista (1893 - 1895): um movimento que buscava separar o Rio Grande do Sul do restante do Brasil.
  • Guerra de Canudos (1896 - 1897): guerra federal contra Canudos, povoamento pobre de sertanejos, considerado monarquista e anti-republicano. Pelo menos 30.000 pessoas morreram no conflito e Canudos foi destruída e reconstruída alguns anos depois da guerra.
  • Revolta da Vacina (1904): manifestações violentas contra a obrigatoriedade de se vacinar contra a varíola quando da epidemia da doença no Rio de Janeiro.
  • Revolta da Chibata (1910): ameaça dos marinheiros de bombardear a capital, Rio de Janeiro, caso o castigo físico com chicote não fosse abolido, as condições de trabalho não fossem melhoradas e os salários aumentados.
  • Guerra do Contestado (1912 - 1916): movimento separatista na região do Contestado, no sul do estado de Santa Catarina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com